Uma das grandes questões que estão na agenda do mundo do trabalho é a formação qualificada de trabalhadores que atuam e que pretendem atuar na gestão de políticas públicas. O processo de expansão capitalista e a consequente importância do Estado para a produção de políticas públicas vem exigindo, dia após a dia, um trabalhador qualificado para desenvolver atividades que exigem um considerável grau de sofisticação do conhecimento.
O Curso de Gestão de Políticas Públicas tem como objetivo preparar esse profissional, de modo que ele possa, por um lado, conhecer o mundo das políticas públicas, desde a sua entrada na agenda governamental, passando pelo processo de formulação e planejamento até a sua implementação. Ademais, como parte ainda de todo o processo que conforma qualquer política pública, o curso oferece ao aluno a oportunidade de desenvolver sua habilidade no campo de monitoramento e avaliação.
Por outro lado, o curso também o instrumentaliza, colocando-o em contato direto com as modernas ferramentas de gestão gerencial-administrativa. Nesse sentido, o aluno aprenderá a elaborar projetos de políticas públicas por meio de sofisticadas técnicas de planejamento e, especificamente, no campo administrativo, aprenderá a desenvolver as atividades relativas ao plano financeiro-orçamentário que conforma o setor público estatal.
Em outras palavras, a implementação das políticas públicas vem implicando a formulação de novos marcos regulatórios das políticas setoriais, a criação, fusão ou reestruturação das instituições responsáveis pela execução das novas políticas, a utilização ou mesmo produção de novos conhecimentos técnicos e científicos, além da adoção de novos instrumentos, instâncias e métodos de gestão.
INVESTIMENTO
20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)
POLÍTICA DE DESCONTO
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AO FINAL DO CURSO O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:
a) Realizar diagnóstico, avaliação ex-ante
b) Elaborar projeto de intervenção
c) Realizar avaliação de processo
d) Realizar avaliação ex-post
e) Fazer monitoramento
f) Identificar as fragilidades do projeto
g) Indicar ações futuras
h) Elaborar Portarias e Resoluções
A QUEM SE DESTINA
O curso tem por público alvo profissionais com nível superior das áreas de Engenharia, Economia, Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Geografia, Ciências Sociais, Assistência Social, Comunicação Social, Administração, Gestão Pública e outros que atuam ou pretendam atuar como consultores, gestores, assessores, técnicos, pesquisadores.
CONTEÚDO DO CURSO
1) Estado, governo e instituições políticas
2) Gestão do Estado e Políticas Públicas
3) Elaboração e Implementação de Políticas Públicas
4) Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas
5) Gestão Orçamentária e Financiamento de Políticas
6) Gestão da Informação e Ferramentas comutacionais
Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso.
Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.
Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.
O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.
A apresentação para a banca será feita pela internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual, via AVA.
REQUISITOS ACADÊMICOS
- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
INSCRIÇÃO / MATRÍCULA
Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br
Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
ATENÇÃO:
1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.
4. Envio de Login e Senha: 11/03/2020.
5. Início das aulas: 16/03/2020.
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OBSERVAÇÃO
Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
CORPO DOCENTE
• Adriane Carvalho (Doutora)
• Angela Maria Siman (Doutora)
• Antonia Maria da Rocha Montenegro (Doutora)
• Ary Fernandes Nascimento (Doutor)
• Bruno Torquato de Oliveira Naves (Doutor)
• Carla Bronzo Ladeira (Doutora)
• Dimas Pereira Neto (Especialista)
• Iracema Behering (Mestre)
• Jaques Daniel Resende Soares (Doutor)
• Luis Flavio Sapori (Doutor)
• Maria Cristina Filgueiras (Doutora)
Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.
Coordenadores
Angela Maria Siman - Doutora
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