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Planejamento Sucessório e Gestão Patrimonial

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Pós EAD - Oferta 2024
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Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: DireitoDireito
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Planejamento Sucessório e Gestão Patrimonial

O curso foi idealizado em face da necessidade da diuturna capacitação dos agentes do direito. As inúmeras questões que afetam o planejamento patrimonial familiar, trazem consigo a exigência de profissionais especializados para a atuação nas demandas correspondentes. Neste sentido, os especialistas deste curso, atuarão com o planejamento sucessório e com a gestão patrimonial, utilizando estratégias e habilidades desenvolvidas no curso. O recorte inovador da presente proposta, auxiliará o aluno com uma visão sistêmica e crítica das diversas áreas afetas ao planejamento sucessório e a gestão patrimonial.

OBJETIVOS

O objetivo geral do curso é o de refletir acerca da aplicação do Planejamento Patrimonial e Sucessório dentro do quadro atual de reflexão teórica e prática. Instrumentalizar o pós-graduando com a tradição analítica do conhecimento, a fim de compreender a sistemática da concepção positivista de interpretação. Contribuir para a formação crítica do profissional do Direito. Promover a discussão a respeito dos temas centrais de forma a problematizar a dogmática jurídica, buscando: 

  • Proporcionar aos alunos as ferramentas hábeis ao questionamento das questões teóricas, doutrinárias e jurisprudenciais do planejamento patrimonial e sucessório.

  • Capacitar o aluno a ter uma visão sistêmica do Planejamento patrimonial e sucessório e suas interfaces com os demais ramos do direito;

  • Avaliar as formas mais eficientes de condutas processuais em situações concretas;

  • Refletir e debater sobre as principais tendências de reforma destes ramos do Direito e suas repercussões no âmbito das relações sociais;

  • Mostrar ao aluno a teoria e prática como pressuposto indissociável da aplicação do direito, dando-lhe conhecimentos das principais linhas teóricas a respeito do assunto e seus reflexos no ato de justificação (criação) e aplicação;

  • Apresentar a contraposição metodológica entre o método concepto-subjuntivo, ou clássico, e o método atual e seus problemas: métodos de interpretação literal (gramatical), lógico, histórico, sociológico, sistemático, teleológico;

Áreas de atuação do egresso:

O egresso do curso de especialização em PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO E GESTÃO PATRIMONIAL poderá atuar de maneira preventiva e contenciosa das questões afetas aos negócios familiares. Assim, o especialista na área, será capaz de identificar os problemas que afetam as questões envolvendo a gestão do patrimônio e as questões familiares e propor soluções técnicas e adequadas de acordo com a legislação vigente e o posicionamento dos Tribunais.  O especialista poderá atuar no âmbito extrajudicial e judicial.  




A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior: Direito (profissionais liberais ou integrantes de departamentos jurídicos de empresas),  servidores públicos, administradores, e demais interessados na temática.


CONTEÚDO DO CURSO

  • COMPLIANCE CRIMINAL

  • COMPLIANCE TRABALHISTA

  • DIREITO DE FAMÍLIA- ASPECTOS GERAIS E PESSOAIS

  • DIREITO PROCESSUAL APLICADO AS QUESTÕES FAMILIARES E SUCESSÓRIAS

  • DIREITO SUCESSÓRIO

  • DIREITO TRIBUTÁRIO E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

  • HOLDING FAMILIAR E PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

  • LOCAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS

  • NEGÓCIOS E CONTRATOS IMOBILIÁRIOS

  • PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

  • PRÁTICA PREVIDENCIÁRIA EMPRESARIAL  

  • PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EMPRESARIAIS, GESTÃO E ESG

  • REGIME PATRIMONIAL FAMILIAR

  • RESOLUÇÃO ADEQUADA DE DISPUTAS EMPRESARIAIS

  • TÓPICOS ATUAIS DE DIREITO SOCIETÁRIO E EMPRESARIAL

  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • Aline Nahas - Doutora

  • André Bragança - Doutor

  • Bárbara Nathália Lages Lobo - Doutora

  • Carlos Henrique Fernandes Guerra - Doutor

  • Cláudia Fialho - Doutor

  • Cláudia Mara Rabelo Viegas - Doutora

  • Débora Moreira Maia Ricaldoni - Mestre

  • Karina Pinheiro - Doutora

  • Mariana de Souza Saraiva - Doutor

  • Raphael Silva Rodrigues - Doutor

  • Renata Furtado de Barros - Doutora

  • Rene Vial - Doutor

  • Rodrigo Magalhães - Doutor


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.




INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Italo Moreira Reis - Doutor
  • Maria Emília Naves Nunes - Doutora

Área do Conhecimento:

  • Direito
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

    Os profissionais registrados e em situação regular junto à Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais têm 15% de desconto (Parceiros na Educação). A política de benefícios da PUC Minas é válida para mensalidades pagas até o quinto dia útil e a incidência dos benefícios ocorrerá entre a segunda e a última parcela do curso. Clique aqui e saiba mais informações.

     


     

    Início das aulas


    Liberação das aulas dos cursos confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 


     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

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