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    Direito das Famílias e das Sucessões

    Inicio das aulas
    Carregando...
    Características:

    Área de conhecimento:

    • Direito

    Descrição

    Inscrições até 21 de agosto de 2017
    Início das aulas: 4 de setembro de 2017
     

     

    O curso de Pós-Graduação Lato sensu em Direito das Famílias e das Sucessões se propõe a capacitar o profissional do direito para atuar no âmbito do Direito das Famílias e das Sucessões, tendo em vista uma abordagem multidisciplinar exigida no contexto do Estado Democrático de Direito. O curso é diferenciado, pois, ao invés de apenas privilegiar o aprofundamento teórico, busca fornecer elementos práticos de vivência forense, por meio de análise de decisões judiciais paradigmáticas, e, também, por meio de aulas voltadas à exposição de estratégias processuais.

    Em síntese, o objetivo do curso é proporcionar o aprofundamento do estudo, pesquisa e debate, em nível de Pós-graduação lato sensu, dos principais Institutos de Direito de Família e de Direito das Sucessões. Volta-se, portanto, à necessidade de um estudo aprofundado voltado à ampla compreensão da importância proteção do projeto de livre construção da personalidade nas famílias democráticas e seus desdobramentos patrimoniais e existenciais ou extrapatrimoniais no campo sucessório.

     

     

    INVESTIMENTO

    20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

    OBJETIVOS

     

    - Capacitar o profissional do direito para atuar no âmbito do Direito das Famílias e das Sucessões, tendo em vista uma abordagem multidisciplinar exigida no contexto do Estado Democrático de Direito. O curso é diferenciado, pois, ao invés de apenas privilegiar o aprofundamento teórico, busca fornecer elementos práticos de vivência forense, por meio de análise de decisões judiciais paradigmáticas, e, também, por meio de aulas voltadas à exposição de estratégias processuais.

    - Promover um estudo aprofundado voltado à ampla compreensão da importância proteção do projeto de livre construção da personalidade nas famílias democráticas e seus desdobramentos patrimoniais e existenciais ou extrapatrimoniais no campo sucessório.

    - Proporcionar o aprofundamento do estudo, pesquisa e debate, em nível de Pós-graduação lato sensu, dos principais Institutos de Direito de Família e de Direito das Sucessões.

     

    A QUEM SE DESTINA

    O Curso é destinado aos profissionais com diploma de bacharel em Direito - Advogados, Procuradores, Membros do Ministério Público e da Magistratura -, Professores, Consultores, Servidores Públicos, etc. -, que busquem o aprofundamento teórico e prático em relação aos Direitos das Famílias e das Sucessões, a partir da análise dos procedimentos e jurisprudência correlatos.

     

    CONTEÚDO DO CURSO

     

     

    1 - Evolução Histórica do Direito das Famílias: do Patriarcalismo à Afetividade, Avanços e Retrocessos

    2 - Contornos Contemporâneos do Direito das Famílias: a Diversidade de Arranjos Familiares e sua Tutela Jurídica do Estado Democrático de Direito

    3 - Análise Interdisciplinar do Direito das Famílias: Psicologia e Psicanálise aplicadas às Relações Familiares

    4 - A Proteção dos Vulneráveis nas Relações Familiares: a Criança e o Adolescente no Estatuto da Criança e Adolescente

    5 - O Direito das Famílias, a Violência Doméstica e a Lei Maria da Penha

    6 - Responsabilidade Civil nas Relações Familiares e Sucessórias: Abandono Afetivo, Alienação Parental, Nascimento Indesejado e Liberdade para Interrupção da Gravidez (decisão da mulher ou do casal?)

    7 - Tópicos Especiais de Direito das Famílias: Famílias Homoafetivas; Adoção pelas Famílias Homoafetivas; a Alteração de Sexo e Nome dos Transexuais; Aspectos Jurídicos das Famílias Poliafetivas e das Relações Incestuosas. A Alteração da Teoria das Incapacidades.

    8 - O Direito Sucessório: Aspectos Gerais e Pressupostos das Sucessões, após a Constituição da República de 1988

    9 - A Sucessão Legítima, Testamentária e Planejamento Sucessório

    10 - Aspectos Previdenciários e Tributários dos Direitos das Famílias e Sucessões

    11 - Os Impactos do Novo CPC nos Procedimentos dos Direitos das Famílias e Sucessões

    12 - A Aplicação dos Meios Extrajudiciais de Resolução de Conflito no Direito das Famílias e Sucessões

     

    Confira as ementas aqui.

     

    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

    Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação. O TCC será apresentado no polo ao qual o aluno estiver vinculado. As datas serão agendadas e divulgadas com antecedência pela equipe da PUC Minas Virtual.

     

    CALENDÁRIO DE PROVAS*

     

     

    Para cursos iniciados no primeiro semestre de 2017:

     

    ​Disciplinas​Data

    ​1

    ​21/10/2017

    ​2, 3

    ​16/12/2017

    ​1, 2, 3

    ​24/02/2018

    1, 2, 3, 4, 5​

    ​28/04/2018

    ​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

    ​30/06/2018 

    ​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

    ​25/08/2018

    ​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

    ​27/10/2018

    ​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

    ​15/12/2018

    ​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

    ​23/02/2019

    ​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

    ​27/04/2019

    ​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

    ​29/06/2019

    ​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

    ​31/08/2019

    1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

    26/10/2019

    * Poderão ser marcadas até 3 provas por encontro presencial. 

     
     

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    ​​​​​- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

    - Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     

    INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:

    Para fazer a sua inscrição, imprima o boleto, efetue o pagamento e envie a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matriculapos@pucminas.br

    Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, o candidato deverá escrever o nome completo e o curso para o qual pretende se inscrever).

    Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

    - Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

    - Documento oficial de identificação (frente e verso)

     

     

    ATENÇÃO:

    1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada em até 48 horas após o a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

    2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento do boleto com a primeira mensalidade.

    3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail. 

    4. Os cursos não confirmados para 2017 serão cancelados. O candidato que já tiver quitado o valor da matrícula deverá aguardar o recebimento do requerimento de devolução do valor pago para preenchimento dos dados bancários.

     

    CORPO DOCENTE

    - Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas (Mestre)
    - Leonardo Macedo Poli (Doutor)
    - César Augusto de Castro Fiúza (Doutor)
    - Cesar Leandro de Almeida Rabelo (Mestre)
    - Walsir Edson Rodrigues Júnior (Doutor)
    - Vitor Germano Piscitelli Alvarenga Lanna (Mestre)

     

     

    Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

    Coordenadores

    • Leonardo Macedo Poli - Doutor
    • Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas - Mestre

    Fale com o coordenador:

    Clique aqui e envie uma mensagem.

    informações gerais

    • Duração

      Os cursos possuem carga horária total de 360 horas e duração médi​a de 18 meses.​

       
       
       
       

      Investimento

      20 x R$ 290,00

      ​​ou R$ 5.800,00

      Metodologia

      O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

      ​O aluno realizará uma prova presencia​l para cada disciplina, no valor de 100 pontos. As avaliações acontecem sempre aos sábados e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. As provas acontecem no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula. O aluno deverá realizar o agendamento até três provas por data, de acordo com o cronograma (no curso de Engenharia de segurança do trabalho, o aluno poderá agendar até quatro provas por data). Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, sendo possível a marcação de, no máximo, três provas por data. ​​​​

      As provas acontecerão sempre aos sábados, das 14h às 18h.

      Confira as cidades​​ onde a PUC Minas possui​ polo de apoio presencial aqui.​

      Benefícios

      - Estude onde e quando quiser. 

      - Tenha atendimento personalizado. 

      - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

      - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. Não há menção à modalidade do curso no documento.

      Veja o modelo do certificado aqui​.

      ​​

      Requisitos tecnológicos

       

       

      O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

      - Processador Intel® Pentium™ 4 – 1,8 GHz ou equivalente (recomenda-se Intel® Core™ 2 Duo – 2,40 GHz ou equivalente), 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB); 

      - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

      - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

      - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10, macOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux; 

      - Google Chrome (versão mais recente), Mozilla Firefox (versão mais recente) ou Apple Safari (versão mais recente); 

      - Adobe Flash Player (versão mais recente); 

      - Adobe Reader (versão mais recente); 

      - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps; 

      - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

      Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    •  

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