Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/A Distância/Especialização/Gestão

Gestão Estratégica de Processos de Negócio

Inicio das aulas
Confira o vídeo do curso
Carregando...
Características:

Área de conhecimento:

  • Gestão

Descrição

Inscrições até 21 de agosto de 2017
Início das aulas: 4 de setembro de 2017
 

>>> O único curso de especialização em Gestão Estratégica de Negócios de Minas Gerais e o primeiro do Brasil credenciado pela ABPMP. <<<

 

De acordo com um artigo do BPTrends, BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é uma estratégia de negócios focada na melhoria de performance e sustentabilidade do negócio. A Versão 3.0, mais recente, do BPM CBOK (Common Body of Knowledge), criado e mantido pela ABPMP – Association of Business Process Management Professionals, define que 'Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer governança de processos''. Assim, temos em BPM uma disciplina de Gestão que busca resultados concretos nas organizações por meio de uma abordagem que une metodologias e tecnologias. Porém, sem a base adequada das informações de gestão, não há tecnologia que poderá ser bem utilizada em um ambiente organizacional. Neste sentido, a base de informações que o curso se propõe a trazer para os alunos é ampla, iniciando da visão estratégica, passando pelo entendimento do ciclo de vida de BPM, em que podem ocorrer melhorias e transformações de processos, e também abordando questões importantes sobre gerenciamento de desempenho e governança de processos, dentre outros assuntos correlatos importantes dentro da disciplina de gerenciamento de processos de negócio.  Com isso, considerando a existência de uma demanda mundial e que apresenta uma importante expansão no Brasil, torna-se necessário um curso que capacite profissionais a atuar de modo a suprir a necessidade de compreender e executar o ciclo BPM, apoiando efetivamente os resultados das empresas e organizações e considerando o foco e a jornada do cliente, assuntos hoje de crescente relevância e tratamento pelas organizações.

 

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

 

OBJETIVOS

Formar especialistas em gestão estratégica de processos de negócios, possibilitando-os utilizar informações e ferramentas de levantamento, mapeamento e gerenciamento de processos de negócio (BPM – Business Process Management), com uma visão estratégica de aprimoramento contínuo e alinhamento estratégico aos processos e metas da organização, considerando a jornada e foco do cliente. Visa, portanto, contribuir para o fornecimento de soluções concretas para o aumento dos resultados positivos e competitividade das empresas. Através da percepção e de um aperfeiçoamento da visão sistêmica e estratégica do negócio, através da gestão integrada dos processos, o profissional se torna apto a atuar pro-ativamente na perspectiva de obtenção de vantagem competitiva sustentável da organização, com orientação para o curto, médio e longo prazos, possibilitando uma maior organização, controle e agilidade da empresa. Além disto, visa possibilitar que o profissional possa entender sobre como utilizar o grande potencial da Tecnologia da Informação para agregar valor ao negócio através do uso da informação e dos conhecimentos adquiridos com o curso. Possibilita, portanto, maximizar a eficiência, eficácia e efetivo uso dos processos, de modo sustentável, assim como também possibilita fornecer conhecimento adequado para a criação e proposição de processos inovadores e diferenciados. O curso é alinhado aos conceitos e práticas difundidas pela ABPMP e difundidas principalmente pelo corpo de conhecimento das melhores práticas em Gerenciamento de Processos de Negócio, o BPM CBOK, mas não se limitando a este conjunto de informações, uma vez que expande os conhecimentos pensando na necessidade prática do profissional no dia a dia do exercício de suas atividades em processos.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais envolvidos em atividades e iniciativas relacionadas a Gerenciamento de Processos de Negócio, que podem ser: gerenciamento, modelagem, análise, desenho, controle, melhoria, redesenho, governança de processos, reengenharia e inovação e transformação de processos, gerenciamento de desempenho de processos, organização de gerenciamento de processos, gerenciamento de processos corporativos e tecnologias de gerenciamento de processos de negócio, qualidade, bem como profissionais e interessados em quaisquer dessas áreas. Profissionais de empresas que estão passando pela implantação de processos e gerenciamento de processos de negócio – BPM (Business Process Management). Consultores na área de gestão e processos que queiram se aprimorar. Administradores de empresas, analistas e gestores de processos, analistas de negócios, profissionais da área de gestão de conhecimento e ciência da informação, profissionais da área de TI que lidam com processos organizacionais, gerentes e líderes de projetos relacionados a processos de negócio e transformações de processos.

Será necessário um nível mínimo de conhecimento para leitura de Língua Inglesa, que permita a adequada leitura do material em inglês (livros, sites, artigos e papers internacionais, entre outros) utilizado ao longo do curso.

 

CONTEÚDO DO CURSO

 

1 - Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional

2 - Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM

3 - Notações para Representação de Processos

4 - Da Cadeia de Valor e Percepção de Valor ao Desdobramento dos Processos

5 - Análise e Desenho de Processos com Foco na Jornada do Cliente

6 - Análise Financeira em Processos e Governança Legal

7 - Gerenciamento de Desempenho de Processos

8 - Transformação de Processos

9 - Tecnologias de Processos

10 - Gestão de Mudanças em Processos e Negociação

11 - Organização do Gerenciamento de Processos e Governança de Processos

12 - Gestão de Projetos em BPM

Confira as ementas aqui.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. O aluno deverá desenvolver um trabalho interdisciplinar que atenda aos requisitos especificados pela coordenação. O TCC será apresentado no polo ao qual o aluno estiver vinculado. As datas serão agendadas e divulgadas com antecedência pela equipe da PUC Minas Virtual.

 

CALENDÁRIO DE PROVAS*

 

 

Para cursos iniciados no segundo semestre de 2017:

 

​Disciplinas​Data

​1

​21/10/2017

​2, 3

​16/12/2017

​1, 2, 3

​24/02/2018

1, 2, 3, 4, 5​

​28/04/2018

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

​30/06/2018 

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

​25/08/2018

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

​27/10/2018

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

​15/12/2018

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

​23/02/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

​27/04/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

​29/06/2019

​1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

​31/08/2019

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12

26/10/2019

* Poderão ser marcadas até 3 provas por encontro presencial. 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);
 
- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.
 
 

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:

 

Para fazer a sua inscrição, imprima o boleto, efetue o pagamento e envie a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matriculapos@pucminas.br

 
Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, o candidato deverá escrever o nome completo e o curso para o qual pretende se inscrever).
 
Documentos necessários (não precisam ser autenticados):
 
- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
 
- Documento oficial de identificação (frente e verso)
 
 
 
 

ATENÇÃO:

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada em até 48 horas após o a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento do boleto com a primeira mensalidade.

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail. 

4. Os cursos não confirmados para 2017 serão cancelados. O candidato que já tiver quitado o valor da matrícula deverá aguardar o recebimento do requerimento de devolução do valor pago para preenchimento dos dados bancários.

 

CORPO DOCENTE

 

 

- Adriane Maria Arantes de Carvalho (Doutor)

- Ana Catarina Lima Silva (Mestre)

- Augusto Gonçalves Gomes Junior (Mestre)

- Bernardo Lopes Portugal (Mestre)

- Cesar de Ávila Rodrigues (Mestre)

- Francisco Antônio Tavares Junior (Especialista)

- Jacqueline Portella (Especialista)

- Juliana Barbosa e Oliveira (Mestre)

- Luis Fernando de Araújo Nogueira Lima (Especialista)

- Luiz Henrique Almeida Diniz (Especialista)

- Marcos Vinícius Dias Pereira (Especialista)

- Roberta Chendes Dias Gomes (Mestre)

- Wellerson Britto (Especialista)

 

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Ana Catarina Lima Silva -
  • Rosilane Ribeiro da Mota -

Fale com o coordenador:

Clique aqui e envie uma mensagem.

informações gerais

  • Duração

    Os cursos possuem carga horária total de 360 horas e duração médi​a de 18 meses.​

     
     
     
     

    Investimento

    20 x R$ 290,00

    ​​ou R$ 5.800,00

    Metodologia

    O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

    ​O aluno realizará uma prova presencia​l para cada disciplina, no valor de 100 pontos. As avaliações acontecem sempre aos sábados e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. As provas acontecem no polo escolhido pelo aluno no momento da matrícula. O aluno deverá realizar o agendamento até três provas por data, de acordo com o cronograma (no curso de Engenharia de segurança do trabalho, o aluno poderá agendar até quatro provas por data). Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, sendo possível a marcação de, no máximo, três provas por data. ​​​​

    As provas acontecerão sempre aos sábados, das 14h às 18h.

    Confira as cidades​​ onde a PUC Minas possui​ polo de apoio presencial aqui.​

    Benefícios

    - Estude onde e quando quiser. 

    - Tenha atendimento personalizado. 

    - Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

    - Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. Não há menção à modalidade do curso no documento.

    Veja o modelo do certificado aqui​.

    ​​

    Requisitos tecnológicos

     

     

    O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

    - Processador Intel® Pentium™ 4 – 1,8 GHz ou equivalente (recomenda-se Intel® Core™ 2 Duo – 2,40 GHz ou equivalente), 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB); 

    - Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

    - Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

    - Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10, macOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux; 

    - Google Chrome (versão mais recente), Mozilla Firefox (versão mais recente) ou Apple Safari (versão mais recente); 

    - Adobe Flash Player (versão mais recente); 

    - Adobe Reader (versão mais recente); 

    - Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps; 

    - Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

Fazer teste gratuito

Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

Quero conhecer

Por que escolher a Puc Minas

  • icon_1
    Inovação

    A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

  • icon_3
    Reputação

    A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

  • icon_5
    Intercâmbio

    Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

  • icon_2
    Pesquisa

    Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

  • icon_4
    Empregabilidade

    Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

  • icon_6
    Estrutura de Ponta

    Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

Ficou com Dúvida?
Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa central