Práticas Educativas em Biociências e Saúde: Redução de Danos
A especialização intitulada Práticas Educativas em Biociências e Saúde: redução de danos foi elaborada por pesquisadores no campo da Educação sobre Drogas, a fim de sensibilizar os profissionais para uma compreensão holística acerca do consumo de substâncias psicoativas, alimentares, tecnologias e demais situações correlatas associadas com práticas abusivas. Nesse viés, a especialização estimula o profissional a repensar as abordagens drogacêntricas e proibicionistas a partir do diálogo entre as experiências pessoais, profissionais e científicas, propondo caminhos alternativos que considerem a redução de danos como abordagem pedagógica.
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
- Compreender como aspectos das desigualdades sociais, raciais, de gênero etc. participam da dinâmica social de produção de punições, interdições, exclusões e eliminações em nome do proibicionismo às drogas químicas e digitais, além de favorecer preconceitos, discriminações e segregações que impactam nas atividades de Ensino;
- Analisar distintas abordagens e possibilidades da Redução de Danos enquanto enfoque educativo, através de programas e materiais educativos, buscando abranger seus conteúdos, elaborar materiais e estratégias educativas em diferentes contextos de ensino.
Competências a sereme desenvolvidas
Seguindo os objetivos gerais do curso, são competências a serem desenvolvidas:
- Explorar e avaliar programas e materiais educativos (textuais, imagéticos, audiovisuais etc.) em circulação na sociedade, identificando seus potenciais e potencialidades nas especificidades de cada espaço educativo (formal, informal e não-formal);
- Refletir, de forma colaborativa, sobre as práticas pedagógicas correntes e, sobretudo, as recorrentes nos espaços de ação educativa dos alunos, observando seus impactos e repercussões;
- Identificar possibilidades de intervenção nos espaços educativos e instrumentalizá-los à produção de ações preventivo-educativas com aporte no enfoque educativo da Redução de Danos.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Com a certificação, espera-se que os egressos se sintam mais seguros para realizar ações de intervenção preventivo-educativas nos espaços escolares, informais e não-formais de ensino, sensibilizando e orientando outros profissionais - preferencialmente de forma multidisciplinar - sobre como abordar e agir pedagogicamente em relação ao tema da redução de danos em múltiplos contextos. Isso envolve não apenas a organização e o planejamento de intervenções centradas na Redução de Danos, bem como a elaboração, análise e gerência no uso de materiais educativos acerca do temário.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em: Ensino/Educação, da saúde e assistência social interessados em conhecer mais sobre práticas educativas no âmbito do ensino formal, não-formal e informal a fim de promover intervenções preventivas centradas na Redução de Danos.
PROGRAMA DO CURSO
- Bases Teóricas e Conceituais em Educação Sobre Drogas
- Aspectos Neuroquímicos e Fisiológicos da Psicoatividade Cerebral
- História e Sociologia do Consumo de Drogas e das Práticas Abusivas
- Tecnologias, Mídias Sociais e Saúde Mental: usos recreativos e problemáticos
- Alimentação, Qualidade de Vida e Redução de Danos
- Corpo, Sexo, Sexualidade e Redução de Danos
- Ciência, Arte e Prevenção nas Escolas
- Ferramentas, Programas e Projetos Educativos Via Redução de Danos
- Produção de Materiais Educativos para o Ensino de Ciências e Saúde
- Humanidades
CORPO DOCENTE
- Francisco José Figueiredo Coelho - Doutor
- Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Doutor
- Eduardo dos Santos Silva - Doutor
- Marcela da Silva Oliveira - Mestra
- Vinícius Motta da Costa - Mestre
- João Paulo Cunha Parada - Mestre
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
INSCRIÇÕES ABERTAS
2. MATRÍCULA
FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!
IMPORTANTE
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
- Francisco José Figueiredo Coelho - Doutor
- Marcelo Diniz Monteiro de Barros - Doutor
Área do Conhecimento
Saúde | EducaçãoPeríodo de Realização
Início: 04/04/2025Previsão de término: 06/06/2026
Carga Horária
444 horas/aula*.*Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 370 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e sábados, das 08h às 11h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.Investimento
24 x R$ 492,00
18 x R$ 643,00
6 x R$ 1.847,00
À vista R$ 10.879,00
Parceiros e Descontos
- Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
Certificação
Dispensa de Disciplinas
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central