Mídias digitais, mobilidade e hiperconexão modificam profundamente os modos de pautar, reportar, editar e compartilhar notícias. Jornalismo de qualidade, relevante, ético e socialmente comprometido embasam este curso, destinado àqueles que precisam se manter atualizados para lidar com os desafios das tecnologias emergentes, sem deixar de pensar a hiperlocalidade e as expansões narrativas para além dos ambientes virtuais. Jornalismo móvel, ferramentas online para jornalistas, jornalismo de dados, narrativas transmídia, métricas e estratégias em redes sociais online são algumas das disciplinas com enfoque prático e atualizadas a partir de referências internacionais. Professores qualificados atuam como mentores de carreira e na construção de portfólios eletrônicos.
Titulação: Especialista
COMO FUNCIONA A MODALIDADE
OBJETIVOS
O curso visa proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos focados em narrativas jornalísticas digitais, produção multiplataforma e análise crítica da produção contemporânea. Os alunos também aprenderão a desenvolver novas formas narrativas em ambientes digitais, além de compreender o mercado digital em constante transformação. O curso forma profissionais criativos, capazes de identificar e aproveitar oportunidades competitivas, com uma forte base ética e moral para atuar em diferentes mídias e públicos.
Competências a serem desenvolvidas
Ao longo do curso, os alunos adquirirão competências fundamentais para o mercado de trabalho, como:
Planejamento e execução de estratégias de comunicação digital;
Produção de conteúdos jornalísticos em diferentes formatos e plataformas;
Utilização de ferramentas de análise de dados, SEO e otimização de motores de busca;
Criação e gestão de narrativas transmídia e multimídia;
Capacidade de engajamento e diálogo com diversas audiências nas redes sociais;
Habilidades em storytelling digital, produção de podcasts e utilização de WordPress para jornalistas;
Compreensão de métricas e análise de impacto em mídias digitais;
Aplicação de princípios éticos e de sustentabilidade na produção jornalística.
ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
Os alunos que concluírem o curso de Produção em Jornalismo Digital poderão atuar em setores como redações de veículos jornalísticos digitais, consultorias de comunicação, assessorias de imprensa, agências de marketing digital, empresas de mídia social, produtoras de conteúdo, e departamentos de comunicação de empresas. Estarão aptos a trabalhar em funções relacionadas à produção de conteúdo multiplataforma, análise de dados, estratégias de SEO, gestão de projetos de comunicação, criação de podcasts, jornalismo de dados e visualização de informações, e também em áreas de inovação e experimentação de novas linguagens e formatos jornalísticos.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais com formação superior em: Comunicação Social: jornalistas, assessores de comunicação, empresários no setor de comunicação, profissionais com interesse em comunicação integrada, produtores de conteúdo, influenciadores digitais, profissionais de social media e outras áreas que tenham interesse pelas narrativas em ambientes digitais em uma perspectiva jornalística.
PROGRAMA DO CURSO
Módulo Online (Aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso):
User Experience
Perspectivas do Audiovisual Digital
Oficina de Brand Publishing e Branded Content
Otimizando motores de busca: SEM, Google e SEO
Podcast: estratégia, produção e compartilhamento
Ambiência Digital e Jornalismo
Novos Gêneros Jornalísticos
Inteligência Artificial e Jornalismo
Wordpress para Jornalistas
Jornalismo Baseado em Dados e Visualização da Informação
Redes e Mídias Sociais para Jornalistas
Oficina de Reportagens Multimídia e Transmídia
Oficina de Experimentação de Linguagens
Oficina de Jornalismo Móvel
Tópicos Avançados em Jornalismo Digital
Humanidades
Módulo EAD (Aulas gravadas no ambiente digital Canvas. Você assiste aos vídeos a qualquer momento durante o período de vigência da disciplina. As atividades avaliativas entram no ar a cada segunda-feira e precisam ser enviadas até a segunda-feira seguinte (são 4 atividades):
Disciplina Optativa
CORPO DOCENTE
Silvia de Freitas Dalben Furtado - Mestre
Lorena Peret Teixeira Tarcia - Doutora
Carolina Magalhães Braga - Doutora
João Luís de Pinho Carvalho - Doutor
Caio César Giannini Oliveira - Doutor
Maurício Guilherme Silva Unior - Doutor
Lorena de Lima Otero - Especialista
Vanessa Sonia Santos - Mestre
Luana Teixeira de Souza Cruz - Doutora
Luiza Lages de Souza Ramos - Mestre
Isadora Ortiz de Camargo - Doutora
Vitor Fadini Marque Mena - Especialista
Breno Ribeiro Gonçalves - Especialista
Aparecido Antônio do Santos Coelho - Mestre
O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA INSCRIÇÕES SEGUEM ABERTAS
O processo é realizado em duas fases:
1. INSCRIÇÃO*
- Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.
- Taxa de R$ 40,00 isenta por tempo indeterminado. Aproveite e faça já a sua inscrição. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever.
- Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.
2. MATRÍCULA**
O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos:
- atualização dos dados cadastrais
- upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários.
- escolha da condição de pagamento
- adesão ao termo de matrícula
PAINEL DO CANDIDATO
Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Dentística
Periodontia
Prótese Dentária
Radiologia Odontológica e Imaginologia
*O e-mail de confirmação da inscrição informará sobre a atualização cadastral e a documentação necessária (acesse aqui a lista)
**Caso o número de inscritos seja maior que o número de vagas será realizada a seleção dos candidatos através da análise dos curriculum vitae e entrevista, sendo esta última se necessário. O link para a realização da matrícula será enviado somente para os candidatos aprovados na seleção.
1ª chamada - 09 e 10/04/2025
2ª chamada - 11/04/2025
As inscrições para esses cursos podem ser realizadas até 04 de abril de 2025
IMPORTANTE PARA TODAS AS OFERTAS
•Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
•A realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula é obrigatória para seguir com o processo de matrícula.
•Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.
•O 1º boleto (com vencimento em 01/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.
Início: 08/04/2025 Previsão de término: 26/05/2026
Carga Horária
444 horas/aula*. *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 370 horas)
Horário
Aulas ao vivo, às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h30. Eventualmente, poderá ocorrer em outro dia da semana.
Investimento
24 x R$ 482,00
18 x R$ 630,00
6 x R$ 1.809,00
À vista R$ 10.658,00
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br.
Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
Requisitos Tecnológicos
O aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório* para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
*Exceção para os cursos de Especialização e Master em Odontologia. Após a conclusão do conteúdo programático, será exigida a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou monografia individual, no prazo de até 15 dias, perante uma banca examinadora constituída por dois examinadores e o professor orientador.
A monografia poderá ser elaborada através de uma revisão de literatura, caso clínico ou um trabalho experimental que possa ser conduzido durante o período do curso e que apresente uma real contribuição para o conhecimento do tema.
Certificação
Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
Dispensa de Disciplinas
O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer? Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.