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    Psicomotricidade: saúde, educação e comunidade

    Pós Presencial - Oferta 2025
    Valor da inscrição:

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    Características:
    Área: Psicologia/Saúde/Educação
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)
    Local de Oferta: BH/LourdesBH/Lourdes
     
    O curso de especialização em Psicomotricidade clínica e educação visa oportunizar ao aluno desenvolver habilidades de compreensão sobre a Psicomotricidade enquanto área de estudo e intervenção no campo da saúde e educação. O curso envolve exploração de conhecimentos teórico e práticos, quer sejam no ambiente virtual como também presencial dentro das condições epidemiológicas vigentes. Através do curso o aluno terá a chance de conhecer o processo histórico de construção dessa área de conhecimento que hoje, ganha amplitude e força no cenário das profissões. A Psicomotricidade foi reconhecida como profissão em 2019 e tem o CBO já legalizado. Sua atuação na clínica e educação poderá se localizar em relação às dinâmicas interventivas que a área propõe, localizando o corpo próprio que a Psicomotricidade atualmente define.
    Titulação: Especialista

    OBJETIVOS

    Formar especialistas em Psicomotricidade aptos a compreenderem a dinâmica do corpo e do movimento na relação inter-humana, para atuar na área educacional e clínica.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais com formação superior em: Direito em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física ou cursos afins na área da saúde e das ciências humanas.

    PROGRAMA DO CURSO

    Módulo Presencial - (aulas presenciais na unidade de oferta)

    • Epistemologia da Psicomotricidade
    - Especificidade da psicomotricidade
    - Objeto de estudo diferenciado da psicomotricidade: corporeidade, imagem do corpo e esquema corporal
    - Relações da psicomotricidade com outras formas de intervenção
    - Formação profissional em psicomotricidade: teórica, pratica e pessoal
    - Conceitos fundamentais em psicomotricidade
    - O conhecimento nas áreas de intervenção profissional: educação e clínica
     
    • Desenvolvimento Psicomotor
    - A criança e seu desenvolvimento psicomotor
    - Fases do desenvolvimento
    - A importância do brincar no desenvolvimento psicomotor
    - A importância do movimento e do afeto no desenvolvimento psicomotor
     
    • Prática Psicomotora I
    - Sensibilização Corporal
    - Consciência Corporal
    - O lúdico e o brincar
    - Técnicas de relaxação
    - O toque e o olhar
    - Dinâmica de entrevistas para crianças, adolescentes e adultos
    - Ressignificando a expressividade corporal
     
    • Neurofisiologia do Corpo e do Movimento
    - Estudo das bases neurofisiológicas do corpo e suas relações com o movimento
    - Neurofisiologia motora integrada
    - Organização psicomotora funcional: corpo, movimento, sensações/percepções, espaço/tempo e esquema corporal
     
    • O Corpo e a Aprendizagem
    - A importância do corpo na construção do saber e na escola
    - Alterações psicomotoras e suas interferências no processo de aprendizagem
    - O brincar e o brinquedo como prática psicomotora livre na escola
    - O corpo do aluno e o corpo do professor
    - Construção do esquema corporal e da imagem corporal e sua implicação para a aprendizagem; a estruturação espaço-temporal organizando a leitura/escrita
    - Comunicações não verbais, verbais e expressões afetivas
    - Escalas evolutivas e suas fundamentações teóricas
    - Construção subjetiva do corpo na dimensão do social
    - Intervenção psicomotora grupal
    - Intervenção psicomotora em instituições: família, escola, empresa e hospital
     
     
    • Bases Neuropsicológicas: o corpo e as emoções
    - Estudo das bases neurobiológicas do corpo que se relacionam com as emoções
    - Estuda a organização estrutural do sistema muscular e do sistema neural do ponto de vista de seus envoltórios, seus órgãos e de sua topografia com ênfase na disposição e sintopia das estruturas anatômicas a ele pertencentes, proporcionando aos alunos uma visão geral da organização anatômica sistêmica, topográfica e da cinesiologia.
     
    • Profilaxia e Educação Psicomotora
    - O olhar psicomotor para: período gestacional
    - A criança de 0 a 3 anos
    - A criança de 3 a 6 anos
    - A criança de 6 a 12 anos
    - Adolescência
    - O psicomotricista na creche e na escola
     
    • Pratica Psicomotora II
    - Oficinas psicomotoras: vivência implicando o esquema corporal e imagem corporal
    - Orientação espaço-temporal
    - O corpo como forma de expressão
    - Representações plásticas como recurso de expressão
    - Terapia de família
     
    • Análise e Intervenção nas ?Alterações do Movimento: da primeira infância à gerontopsicomotricidade
    - O neonato e a interação mãe /filho
    - Do ato reflexo à motricidade voluntária
    - A retrogenese na terceira idade
    - Macro movimentos
    - Micro movimentos: respiração, tônus, coloração, vibração, pulsação, gestos e expressões faciais
    - Neuro evolução e controle motor
    - Metodologias que promovem o controle motor
    - O idoso e a gerontopsicomotricidade
     
    • Avaliação Psicomotora (12 h/a)
    - Avaliação e intervenções em psicomotricidade
    - Identificação dos níveis de desenvolvimento correlacionados à idade cronológica nas metodologias do exame psicomotor, segundo os autores psicomotricistas
    - Compreensão da estrutura corporal e suas possibilidades funcionais
    - Avaliação dos conteúdos psicocorporais correlatos aos funcionais
    - O exame psicomotor padronizado e o exame de jogo livre
     
    • Contribuições da Filosofia à Psicomotricidade
    - O lugar do corpo na história da Filosofia
    - O olhar filosófico do corpo nas diferentes culturas
    - O corpo na atualidade e suas interseções
    - O corpo e a arte
    - A ética na clínica psicomotora
    - O Código de Ética da ABP
     
    • Pratica Psicomotora III: o jogo psicomotor
    - A prática do jogo espontâneo na psicomotricidade
    - Tipos de jogos sensório motores, expressivos e simbólicos
    - Observação, leitura e decodificação dos conteúdos manifestos e latentes no jogo psicomotor
    - A postura e intervenção do psicomotricista como parceiro simbólico do jogo da criança na escola e na clínica
     
    • Terapia Psicomotora
    - Diferença entre movimento e gesto
    - O olhar, o toque, o jogo e o brincar na terapia
    - Formação do terapeuta na clínica psicomotora
    - Vínculo e transferência na terapia
    - A expressão pelo corpo, objeto e palavra
    - O corpo e o olhar do outro
    - Perfil psicomotor
    - Intervenções terapêuticas nos transtornos psicomotores
    - Transformações do indivíduo no social
    - Intervenção na clínica psicomotora
     
    • Estágio I: educacional
    - Aplicabilidade da psicomotricidade em seu campo educativo
    - Conjuntos teóricos práticos das diferentes práticas psicomotoras
    - Localização do campo de supervisão a partir do campo teórico prático do supervisor orientador localizado no campo das abordagens reconhecidas em psicomotricidade no campo educativo
    - Regulamentação da psicomotricidade
    - Localização do campo psicomotor em Minas Gerais e no Brasil
     
    • Estágio II: clínica
    - Aplicabilidade da psicomotricidade em seu campo clínico
    - Conjuntos teóricos práticos das diferentes práticas psicomotoras
    - Localização do campo de supervisão a partir do olhar teórico prático do supervisor orientador localizado na clínica reconhecida em psicomotricidade 
    - Movimento da psicomotricidade no âmbito internacional
     

    Estágio: os alunos do curso deverão cumprir 20 horas de supervisão na prática clínica e 20 horas de supervisão na prática educativa. As experiências de estágio poderão ser conduzidas a partir de análise de vídeos, atendimentos em clínicas e escolas parceiras, experiências de atendimentos da própria prática do profissional/aluno do curso, que se adequem ao perfil de atendimento na prática psicomotora clínica e educativa.

    Módulo Online - (aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso).

    • Contribuições da Psicogenética A Psicomotricidade
    • Contribuições da Psicanálise à Psicomotricidade
    • Avaliação Psicomotora (12 h/a)
    • Introdução à Psicopatologia
    • Humanidades
    - O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa
    - Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade
    - Autonomia e heteronomia na sociedade atual
    - Princípios éticos e ética profissional

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

    MODALIDADES ONLINE AO VIVO, PRESENCIAL E HÍBRIDA 
    INSCRIÇÕES ABERTAS
     
    O processo é realizado em duas fases:
     
    1. INSCRIÇÃO
    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC
    - A taxa de R$ 40,00 será isenta com inscrições realizadas até 03/02/2025. A isenção é aplicada somente após clicar em Quero me Inscrever. 
    - Após a conclusão desta fase, candidato receberá e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA
    O candidato receberá e-mail com link do Painel do candidato para cumprir quatro procedimentos: 
    - atualização dos dados cadastrais
    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários. 
    - escolha da condição de pagamento 
    - adesão ao termo de matrícula
     
    PAINEL DO CANDIDATO
    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.  

    FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!

    IMPORTANTE
    Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.
    A não realização do upload dos documentos exigidos na fase da matrícula não é impeditivo para seguir com o processo de matrícula. Porém, o candidato se responsabilizará em enviá-los posteriormente para o e-mail campanhaiec@pucminas.br 
    Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato
    O 1º boleto (com vencimento em 07/04/2025) será enviado a partir de março de 2025.

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.
    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam. 
     
    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ.
     
    Coordenação
    • Adriana Cançado Munayer - Mestre
    • Érica Silva Fróis - Doutor
    • Susana Veloso Cabral - Especialista

    Área do Conhecimento

    Psicologia | Saúde | Educação
     

     

    Local

     

    PUC Minas Lourdes (Praça da Liberdade)
    (Prédios 2,3,5,6,7)
    Confira os endereços clique aqui
    Telefone: (31) 3319-4444/(31) 3131-2800

     

     

    Período de Realização

    Início: 04/04/2025
    Término: 24/10/2026
     

    Carga Horária

    432 horas/aula*.
    *Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
     

    Horário

    Sexta-feira, das 19h às 22h30, e sábado, das 08h às 16h. Aulas quinzenais. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer em três finais de semana por mês.
     

    Investimento

    24 x R$ 592,00

    18 x R$ 773,00

    6 x R$ 2.222,00

    À vista R$ 13.090,00

     

    Parceiros e Descontos

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos da Pós PUC Minas, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br
     
    Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista.
     

    Requisitos Tecnológicos

    Para as disciplinas ministradas em ambiente digital, o aluno deve ter acesso próprio a equipamentos de acordo com as configurações técnicas especificas. Acesse aqui os detalhes.
     

    Trabalho de conclusão de curso

    O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br 

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado é igual para todas os formatos de pós-graduação oferecidos pela Universidade ? EAD com videoaulas, Online ao vivo, Presencial e Híbrido. Veja o modelo AQUI.
     

    Dispensa de Disciplinas

    O aluno que desejar cursar outra pós-graduação na PUC Minas poderá aproveitar disciplinas de cursos já realizados na Universidade. Consulte condições na Secretaria Acadêmica.
     

    Diploma estrangeiro

    Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.

     

    Estágio

    De acordo com a Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008, o estágio é um ato educativo supervisionado que ocorre no ambiente de trabalho, visando preparar estudantes do ensino superior para o mercado. Ele busca articular as competências adquiridas durante o curso através da vivência em situações profissionais.
     
    Na pós-graduação lato sensu, os alunos podem realizar estágios não obrigatórios, que são opcionais e adicionais à carga horária regular (art. 2º da Lei 11.788/2008). O coordenador do curso é responsável pelas atividades de estágio, podendo contar com o apoio do Setor de Estágio da Pós PUC Minas quando necessário.

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