OBJETIVOS
PÚBLICO-ALVO
PROGRAMA DO CURSO
Módulo Presencial - (aulas presenciais na unidade de oferta)
- Epistemologia da Psicomotricidade
- Objeto de estudo diferenciado da psicomotricidade: corporeidade, imagem do corpo e esquema corporal
- Relações da psicomotricidade com outras formas de intervenção
- Formação profissional em psicomotricidade: teórica, pratica e pessoal
- Conceitos fundamentais em psicomotricidade
- Desenvolvimento Psicomotor
- Fases do desenvolvimento
- A importância do brincar no desenvolvimento psicomotor
- Prática Psicomotora I
- Consciência Corporal
- O lúdico e o brincar
- Técnicas de relaxação
- O toque e o olhar
- Dinâmica de entrevistas para crianças, adolescentes e adultos
- Neurofisiologia do Corpo e do Movimento
- Neurofisiologia motora integrada
- O Corpo e a Aprendizagem
- Alterações psicomotoras e suas interferências no processo de aprendizagem
- O brincar e o brinquedo como prática psicomotora livre na escola
- O corpo do aluno e o corpo do professor
- Construção do esquema corporal e da imagem corporal e sua implicação para a aprendizagem; a estruturação espaço-temporal organizando a leitura/escrita
- Comunicações não verbais, verbais e expressões afetivas
- Escalas evolutivas e suas fundamentações teóricas
- Construção subjetiva do corpo na dimensão do social
- Intervenção psicomotora grupal
- Bases Neuropsicológicas: o corpo e as emoções
- Profilaxia e Educação Psicomotora
- A criança de 0 a 3 anos
- A criança de 3 a 6 anos
- A criança de 6 a 12 anos
- Adolescência
- Pratica Psicomotora II
- Orientação espaço-temporal
- O corpo como forma de expressão
- Representações plásticas como recurso de expressão
- Análise e Intervenção nas ?Alterações do Movimento: da primeira infância à gerontopsicomotricidade
- Do ato reflexo à motricidade voluntária
- A retrogenese na terceira idade
- Macro movimentos
- Micro movimentos: respiração, tônus, coloração, vibração, pulsação, gestos e expressões faciais
- Neuro evolução e controle motor
- Metodologias que promovem o controle motor
- Avaliação Psicomotora (12 h/a)
- Identificação dos níveis de desenvolvimento correlacionados à idade cronológica nas metodologias do exame psicomotor, segundo os autores psicomotricistas
- Compreensão da estrutura corporal e suas possibilidades funcionais
- Avaliação dos conteúdos psicocorporais correlatos aos funcionais
- Contribuições da Filosofia à Psicomotricidade
- O olhar filosófico do corpo nas diferentes culturas
- O corpo na atualidade e suas interseções
- O corpo e a arte
- A ética na clínica psicomotora
- Pratica Psicomotora III: o jogo psicomotor
- Tipos de jogos sensório motores, expressivos e simbólicos
- Observação, leitura e decodificação dos conteúdos manifestos e latentes no jogo psicomotor
- Terapia Psicomotora
- O olhar, o toque, o jogo e o brincar na terapia
- Formação do terapeuta na clínica psicomotora
- Vínculo e transferência na terapia
- A expressão pelo corpo, objeto e palavra
- O corpo e o olhar do outro
- Perfil psicomotor
- Intervenções terapêuticas nos transtornos psicomotores
- Transformações do indivíduo no social
- Estágio I: educacional
- Conjuntos teóricos práticos das diferentes práticas psicomotoras
- Localização do campo de supervisão a partir do campo teórico prático do supervisor orientador localizado no campo das abordagens reconhecidas em psicomotricidade no campo educativo
- Regulamentação da psicomotricidade
- Estágio II: clínica
- Conjuntos teóricos práticos das diferentes práticas psicomotoras
- Localização do campo de supervisão a partir do olhar teórico prático do supervisor orientador localizado na clínica reconhecida em psicomotricidade
Estágio: os alunos do curso deverão cumprir 20 horas de supervisão na prática clínica e 20 horas de supervisão na prática educativa. As experiências de estágio poderão ser conduzidas a partir de análise de vídeos, atendimentos em clínicas e escolas parceiras, experiências de atendimentos da própria prática do profissional/aluno do curso, que se adequem ao perfil de atendimento na prática psicomotora clínica e educativa.
Módulo Online - (aulas ao vivo no ambiente digital Canvas/Microsoft Teams, nos dias e horários do curso).
- Contribuições da Psicogenética A Psicomotricidade
- Contribuições da Psicanálise à Psicomotricidade
- Avaliação Psicomotora (12 h/a)
- Introdução à Psicopatologia
- Humanidades
- Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade
- Autonomia e heteronomia na sociedade atual
INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
INSCRIÇÕES ABERTAS
2. MATRÍCULA
FAÇA SUA MATRÍCULA PARA GARANTIR A SUA VAGA!
IMPORTANTE
ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI
- Adriana Cançado Munayer - Mestre
- Érica Silva Fróis - Doutor
- Susana Veloso Cabral - Especialista
Área do Conhecimento
Psicologia | Saúde | EducaçãoLocal
Período de Realização
Início: 04/04/2025Término: 24/10/2026
Carga Horária
432 horas/aula*.*Hora/aula de 50 minutos (carga horária total equivalente à 360 horas)
Horário
Sexta-feira, das 19h às 22h30, e sábado, das 08h às 16h. Aulas quinzenais. Eventualmente, as aulas poderão ocorrer em três finais de semana por mês.Investimento
24 x R$ 592,00
18 x R$ 773,00
6 x R$ 2.222,00
À vista R$ 13.090,00
Parceiros e Descontos
- Veja aqui a Política de Parcerias e Descontos para os cursos de Pós-graduação da PUC Minas.
Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades
Requisitos Tecnológicos
Trabalho de conclusão de curso
O TCC não é obrigatório para a finalização do curso de pós-graduação. Caso tenha interesse, o aluno pode contratar o serviço de tutoria específica para realizar um TCC. Mais informações, atendimentoiec@pucminas.br
Certificação
Dispensa de Disciplinas
Diploma estrangeiro
Alunos com diploma de graduação emitido fora do território nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil.
Estágio
Estude na Melhor
Não decidiu qual curso fazer?
Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.
Blog Conexão PUC Minas
Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.
Por que escolher a Puc Minas
- Inovação
A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.
- Reputação
A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.
- Intercâmbio
Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.
- Pesquisa
Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas
- Empregabilidade
Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.
- Estrutura de Ponta
Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.
Entre em contato com a nossa central