Olá,

Revisão de Textos

 Avaliações (1) Média: Excelente

Características


Modalidade: Curso de Pós Graduação a distância
Período: Entrada Diária e Contínua
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento
 

Revisão de Textos

 

Área de conhecimento:

  • Comunicação
  • Educação

Descrição

 
 
À medida que aumenta a oferta de ferramentas e tecnologias para a publicação de produtos impressos e digitais, cresce a demanda pelo revisor de textos, profissional capaz de oferecer tratamento adequado a um original, apoiando-se no conhecimento da norma padrão da Língua Portuguesa e da adequação dos textos as suas condições de produção e circulação.
 
A pós-graduação lato sensu (especialização) em Revisão de Textos busca preencher a lacuna deixada pelos cursos de graduação em Letras e em Comunicação Social, oferecendo, aos estudantes e profissionais dessas áreas e de outras, as ferramentas adequadas para o trabalho de intervenção textual no âmbito das equipes editoriais de sites, editoras, jornais, revistas e na atividade de freelancer.
 

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

OBJETIVOS

 

 

- (Re)Conhecer as normas semânticas e formais que regem o português padrão;
 
- Reconhecer problemas de ordem linguístico-discursiva em textos de gêneros diversos;
 
- Propor alterações pertinentes dos pontos de vista linguístico-discursivo em textos de gêneros diversos;
 
- Conhecer, de uma perspectiva panorâmica, as várias etapas que constituem o trabalho de publicação de textos;
 
- Utilizar estratégias de revisão condizentes com as condições de produção e circulação dos textos nos quais se intervém.
 
 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em Letras ou em Comunicação Social e/ou que atuem ou que tenham interesse na área de revisão de textos.

CONTEÚDO DO CURSO

 

1) Teoria do Texto

 
2) Texto e Textualização
 
3) Variação Linguística
 
4) Língua Portuguesa I: normas ortográficas e morfológicas
 
5) Língua Portuguesa II: a construção da frase
 
6) Estratégias de Revisão
 
7) Mídias Digitais
 
8) Edição
 
9) Revisão na/da tradução
 
10) Revisão de Gêneros Acadêmicos
 
11) Revisão de Gêneros Didáticos
 
12) Revisão de Gêneros Literários

 

Confira as ementas aqui

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via Skype. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA:

 

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

 

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

 

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

4. Envio de Login e Senha: em até 48 horas após confirmação do pagamento referente à primeira mensalidade. 
 
5. Início das aulas: imediato (após recebimento das informações de acesso).
 
 
Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.
 
 

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.
 
CORPO DOCENTE

 

 

- Leila Leal (Doutor)

 
- Maria Flor de Maio Benfica (Doutor)
 
- Evângela Batista Rodrigues de Barros (Doutor)
 
- Celso Fraga da Fonseca (Mestre)
 
- Juliana Alves Assis (Doutor)
 
- Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues (Doutor)
 
- André Nogueira Silva
 
- Jeferson Ubiratan de Araújo Medeiros
 
- Denise Borille de Abreu (Doutor)
 
- Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (Doutor)
 

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues -

Informações Gerais

 

Duração

O curso possui carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.

 
 
 
 

Investimento

20 x R$ 290,00

ou R$ 5.800,00

Descontos:

- 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

- 7% para pagamento à vista. 

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

 

Metodologia

 

O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data. 

Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

 

Benefícios

- Estude onde e quando quiser. 

- Tenha atendimento personalizado. 

- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

Veja o modelo do certificado aqui.

Requisitos tecnológicos

 

 

O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

 

- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

- Adobe Flash Player (versão mais recente);

- Adobe Reader (versão mais recente);

- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

- Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

Características


Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Comentários


Raquel de Sena Rodrigues Tersi

Excelente

Boa tarde. Onde encontro a descrição do curso? Mais uma dúvida, ele vale como pós-graduação lato sensu? Muito obrigada, Raquel

Boa tarde. Onde encontro a descrição do curso? Mais uma dúvida, ele vale como pós-graduação lato sensu? Muito obrigada, Raquel
Revisão de Textos
Date published: 01/18/2019
5 / 5 stars

Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte