Olá,

Revisão de Textos

 Avaliações (1) Média: Excelente
Modalidade: Curso de Pós Graduação EAD - Oferta 2022
Período: Inscrições Abertas

A Partir de:
R$ 290,00
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento

Revisão de Textos

À medida que aumenta a oferta de ferramentas e tecnologias para a publicação de produtos impressos e digitais, cresce a demanda pelo revisor de textos, profissional capaz de oferecer tratamento adequado a um original, apoiando-se no conhecimento da norma padrão da Língua Portuguesa e da adequação dos textos as suas condições de produção e circulação.

A pós-graduação lato sensu (especialização) em Revisão de Textos busca preencher a lacuna deixada pelos cursos de graduação em Letras e em Comunicação Social, oferecendo, aos estudantes e profissionais dessas áreas e de outras, as ferramentas adequadas para o trabalho de intervenção textual no âmbito das equipes editoriais de sites, editoras, jornais, revistas e na atividade de freelancer.

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

- (Re)Conhecer as normas semânticas e formais que regem o português padrão;

- Reconhecer problemas de ordem linguístico-discursiva em textos de gêneros diversos;

- Propor alterações pertinentes dos pontos de vista linguístico-discursivo em textos de gêneros diversos;

- Conhecer, de uma perspectiva panorâmica, as várias etapas que constituem o trabalho de publicação de textos;

- Utilizar estratégias de revisão condizentes com as condições de produção e circulação dos textos nos quais se intervém.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em Letras ou em Comunicação Social e/ou que atuem ou que tenham interesse na área de revisão de textos.

CONTEÚDO DO CURSO

  1. Teoria do Texto

  2. Texto e Textualização

  3. Variação Linguística

  4. Edição

  5. Estratégias de Revisão

  6. Língua Portuguesa I: normas ortográficas e morfológicas

  7. Língua Portuguesa II: a construção da frase

  8. Interpretação e Leitura de Textos

  9. Revisão na/da tradução

  10. Revisão de Gêneros Acadêmicos

  11. Revisão de Gêneros Didáticos

  12. Revisão de Gêneros Literários

  13. Revisão de textos para Ambientes Digitais Interativos

  14. Parâmetros Normativos da Produção Científica

  15. Práticas de revisão

  16. Humanidades*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementasAQUI.

CORPO DOCENTE

  • Evângela Batista Rodrigues de Barros (Doutor)

  • Celso Fraga da Fonseca (Mestre)

  • Juliana Alves Assis (Doutor)

  • Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues (Doutor)

  • Jeferson Ubiratan de Araújo Medeiros (Mestre)

  • Denise Borille de Abreu (Doutor)

  • Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (Doutor)

  • Jane Quintaliano Guimaraes Silva (Doutor)

  • Fernanda Zilli do Nascimento (Doutora)

  • Luana Teixeira de Souza Cruz (Mestre)

  • Renata O. Marques Gomide (Mestre)

  • Denise Queiroz Novaes (Doutora)

  • Leiva Figueiredo Leal (Doutora)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

METODOLOGIA

Ambiente de aprendizagem-3.png

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita via internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);
  • Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.
  3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

ACESSO AO CURSO

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos estrangeiros devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio no decorrer dos cursos de pós-graduação a distância. *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues -

Área do Conhecimento:

  • Letras
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

     

    Início das aulas

    - Para pagamento da primeira parcela via boleto: O aluno tem acesso às aulas em até 72h após a confirmação bancária referente ao pagamento.

    - Para pagamento da primeira parcela por meio de cartão de crédito/débito: Liberação do conteúdo em 24h.

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de có participação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.academica@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     
     

    Duração

    Os cursos possuem carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

    No entanto, o aluno pode realizar o curso em menos tempo. O período mínimo para realização do curso é de 12 meses, podendo se estender por mais 3 para a realização do TCC. Quem optar, pode defender o trabalho de conclusão ao término do 12º mês do curso, em comum acordo com a coordenação.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da graduação presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Comentários

      Deixa seu comentário e sua avaliação

      Deixe seu comentário e sua avaliação







      - Máximo de 512 caracteres.

      Clique para Avaliar


      • Avaliação:
      Enviar
      Faça seu login e comente.

      Comentários


      Francisco Edinaldo de Pontes

      edinaldopontesacademico@gmail.com

      Excelente

      Revisão de Textos
      Date published: 03/03/2022
      5 / 5 stars

      Cursos Visitados

      Instituições da Arquidiocese de
      Belo Horizonte