Encerramento das inscrições em
::

Revisão de Textos

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2023 Confirmada
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: EducaçãoEducação
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

Revisão de Textos

À medida que aumenta a oferta de ferramentas e tecnologias para a publicação de produtos impressos e digitais, cresce a demanda pelo revisor de textos, profissional capaz de oferecer tratamento adequado a um original, apoiando-se no conhecimento da norma padrão da Língua Portuguesa e da adequação dos textos as suas condições de produção e circulação.

A pós-graduação lato sensu (especialização) em Revisão de Textos busca preencher a lacuna deixada pelos cursos de graduação em Letras e em Comunicação Social, oferecendo, aos estudantes e profissionais dessas áreas e de outras, as ferramentas adequadas para o trabalho de intervenção textual no âmbito das equipes editoriais de sites, editoras, jornais, revistas e na atividade de freelancer.

OBJETIVOS

Competências a serem desenvolvidas:

- (Re)Conhecer as normas semânticas e formais que regem o português padrão;

- Reconhecer problemas de ordem linguístico-discursiva em textos de gêneros diversos;

- Propor alterações pertinentes dos pontos de vista linguístico-discursivo em textos de gêneros diversos;

- Conhecer, de uma perspectiva panorâmica, as várias etapas que constituem o trabalho de publicação de textos;

- Utilizar estratégias de revisão condizentes com as condições de produção e circulação dos textos nos quais se intervém.

A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior em Letras ou em Comunicação Social e/ou que atuem ou que tenham interesse na área de revisão de textos.

CONTEÚDO DO CURSO

  1. TEORIA DO TEXTO

  2. TEXTO E TEXTUALIZAÇÃO

  3. VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

  4. LÍNGUA PORTUGUESA I: NORMAS ORTOGRÁFICAS E MORFOLÓGICAS

  5. LÍNGUA PORTUGUESA II: A CONSTRUÇÃO DA FRASE

  6. ESTRATÉGIAS DE REVISÃO

  7. EDIÇÃO

  8. INTERPRETAÇÃO E LEITURA DE TEXTOS

  9. REVISÃO NA/DA TRADUÇÃO

  10. REVISÃO DE GÊNEROS ACADÊMICOS

  11. REVISÃO DE GÊNEROS DIDÁTICOS

  12. REVISÃO DE GÊNEROS LITERÁRIOS

  13. REVISÃO DE TEXTOS PARA AMBIENTES DIGITAIS INTERATIVOS

  14. PARÂMETROS NORMATIVOS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

  15. PRÁTICAS DE REVISÃO

  16. HUMANIDADES *

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades.

Confira as ementasAQUI.

CORPO DOCENTE

  • Celso Fraga Da Fonseca (Mestre)

  • Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues (Doutora)

  • Denise Borille De Abreu (Doutora)

  • Denise Queiroz Novaes (Doutora)

  • Evângela Batista Rodrigues De Barros (Doutora)

  • Fernanda Santana Gomes (Doutora)

  • Jane Quintaliano Guimaraes Silva (Doutora)

  • Jeferson Ubiratan De Araújo Medeiros (Mestre)

  • Juliana Alves Assis (Doutora)

  • Luana Teixeira de Souza Cruz (Mestre)

  • Raquel Beatriz Junqueira Guimarães (Doutora)

  • Renata O. Marques Gomide (Mestre)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

METODOLOGIA

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para os alunos que ingressarem a partir de 2023, o Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 03 meses e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

  • Diploma da graduação - para fins de matrícula o certificado de conclusão da graduação será aceito, mas o envio do diploma é obrigatório assim que ele for expedido (frente e verso)
  • Documento oficial de identificação (frente e verso)
  • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.
* Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética. O curso está com inscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).

** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que as atividades desenvolvidas visem o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Daniella Lopes Dias Ignácio Rodrigues -

Área do Conhecimento:

  • Letras
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

    Início das aulas

    Em até 72h após a confirmação bancária referente a primeira parcela.

    *Exceto para o curso de Direito Médico e Bioética que está com inscrições abertas até 19/06. Data da Confirmação do curso: 19/06. Caso o curso seja confirmado, início das aulas em 29/06 (acesso será liberado a partir de 22/06).

    ** Em função das aulas síncronas, o curso de Educação Bilíngue e Plurilíngue, não possui entrada contínua. Abriremos uma nova turma no segunda semestre (Inscrições terão início em 01/07/2023, com previsão de início das aulas em 11/09/2023).

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.finaceiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central