Olá,

Tecnologia Assistiva

Características


Modalidade: Curso de Pós Graduação a distância
Período: Inscrições até 04/03/2020 para os cursos confirmados
Faça agora sua inscrição!

ver todas as formas de pagamento
 

Tecnologia Assistiva

 

Área de conhecimento:

  • Administração
  • Ciências Biológicas
  • Ciências Humanas
  • Ciências Sociais Aplicadas
  • Comunicação
  • Direito
  • Economia
  • Educação
  • Engenharia
  • Informática
  • Saúde

Descrição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tecnologia Assistiva (TA) é uma área híbrida do conhecimento de domínio de profissionais de reabilitação, engenheiros, arquitetos, desenhistas industriais, entre outros, trabalhando juntos para restaurar a função humana através do uso de produtos assistivos.

Atualmente há um esforço nacional, com atores de todas as áreas, atuando consistentemente na ampliação e solidificação dessa área do conhecimento no país. Esse Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva vem atender a demanda crescente por profissionais especializados em todas as áreas de aplicação de Tecnologia Assistiva: saúde, educação, comércio, indústria e politicas públicas.

Crie um diferencial em sua carreira!

 

INVESTIMENTO

20 x R$ 290,00 (ou R$ 5.800,00)

POLÍTICA DE DESCONTO

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

AO FINAL DO CURSO O ALUNO SERÁ CAPAZ DE:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este profissional estará capacitado para ser um líder na área de Tecnologia Assistiva.  O aluno sairá com ampla compreensão de todas dimensões envolvidas, desde a pesquisa e desenvolvimento de um produto, produção, comercialização, e indicação terapêutica.

Competências a serem desenvolvidas:

No curso de Especialização em Tecnologia Assistiva, destacam-se as competências:

a) Conhecimento das políticas públicas e marcos legais que definem o cenário da Tecnologia Assistiva no Brasil;

b) Habilidade para desenvolver produtos e serviços assistivos;

c) Habilidade para avaliar e identificar as necessidades do cliente nas diversas situações de uso de um produto assistivo (seja a necessidade de um usuário, de uma organização ou ente federativo); 

d) Habilidade para indicar a solução assistiva mais adequada em cada situação; 

e) Planejar e realizar pesquisa em Tecnologia Assistiva.  

A QUEM SE DESTINA

 

 

O curso tem por público alvo profissionais de todas as áreas do conhecimento que queiram estar envolvidos, ou já estejam atuando, na área de inclusão da pessoa com deficiência de qualquer faixa etária, incluindo o público idoso, visto que o uso de tecnologia assistiva é uma premissa para que ocorra a inclusão, e o direito ao acesso a esses recursos é assegurado pela Lei Brasileira da Inclusão. 

CONTEÚDO DO CURSO

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

1) Fundamentos Nosológicos e Epistemológicos da Tecnologia Assistiva

2) Fundamentos Técnicos da Tecnologia Assistiva I: Biomecânica e Ergonomia

3) Fundamentos Técnicos da Tecnologia Assistiva II: Acessibilidade Pelo Design Universal

4) Métodos Qualitativos e Quantitativos em Pesquisa e Uso de Instrumentos de Medida em Tecnologia Assistiva 

5) Desenvolvimento de Produtos Assistivos

6) Análise Psicossocial das Diferenças e Bioética

7) Áreas de Aplicação de Tecnologia Assistiva I: Acessibilidade nos Transportes

8) Áreas de Aplicação de Tecnologia Assistiva II: Próteses e Órteses

9) Áreas de Aplicação de Tecnologia Assistiva III: Acesso a Informática, Comunicação Alternativa e produtos para Deficiência Auditiva

10) Áreas de Aplicação de Tecnologia Assistiva IV: Adequação Postural/Funcional em Sistemas de Mobilidade Assentada e Dispositivos de Auxílio a Marcha

11) Áreas de Aplicação de Tecnologia Assistiva V:  Baixa Visão e Cegueira

12) Áreas de Aplicação de Tecnologia Assistiva VI: Adaptações para Atividades de Vida Diária 

13) Tecnologia Assistiva na Inclusão Escolar 

14) Tecnologia Assistiva na Inclusão no Trabalho

15) Tecnologia Assistiva e Envelhecimento

Confira as ementas aqui.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Além da aprovação nas disciplinas, o aluno deverá obter, no mínimo, 70 de um total de 100 pontos, em um Trabalho de Conclusão de Curso. 

Na PUC Minas Virtual, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é entendido como mais uma oportunidade que o aluno tem de colocar em prática, de forma interdisciplinar, os conhecimentos adquiridos nas disciplinas da especialização. Este modo de trabalho torna o aluno apto a se certificar das habilidades que desenvolveu ao longo do curso, todas diretamente relacionadas ao perfil acadêmico e profissional almejado no seu início.

Para a realização do TCC, o professor apresentará aos alunos uma proposta de formato, com problema e contexto específico (em alguns casos, o professor pode optar por apresentar mais de um contexto para a escolha do aluno). Dentro das opções apresentadas, os alunos deverão desenvolver o seu trabalho. A entrega do TCC é o resultado da execução e aplicação de técnicas e procedimentos de um projeto interdisciplinar.

O professor responsável pela disciplina TCC acompanha a turma para o esclarecimento de eventuais dúvidas, nos fóruns de discussão. Todas as orientações de procedimento, que dizem respeito à execução do TCC, serão disponibilizadas aos alunos por meio de textos e vídeos. Os trabalhos aptos serão avaliados por uma banca formada por dois professores.

A apresentação para a banca será feita pela internet. O aluno deverá realizar o agendamento, observando as datas pré-estabelecidas pela PUC Minas Virtual,  via AVA.

REQUISITOS ACADÊMICOS

- Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação);

- Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

INSCRIÇÃO / MATRÍCULA

 

 

 

Para fazer a sua inscrição, você deverá acessar: vemprapuc.pucminas.br, preencher seus dados, efetuar o pagamento da primeira parcela e enviar a sua documentação digitalizada para a PUC Minas Virtual. O envio dos documentos deverá ser realizado por e-mail, para o endereço: ead.matricula@pucminas.br

Assunto do E-mail: Documentos para Inscrição (Na mensagem, escreva o seu nome completo e o curso para o qual se inscreveu).

Documentos necessários (não precisam ser autenticados):

- Diploma ou certificado de conclusão da graduação (frente e verso);

- Documento oficial de identificação (frente e verso)

ATENÇÃO:

 

 

1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada após a realização da inscrição e do pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso). 

 

2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado à entrega da documentação exigida e o pagamento da primeira mensalidade.

 

3. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

 

4. Envio de Login e Senha: 11/03/2020.

5. Início das aulas: 16/03/2020.

Clique aqui para ter acesso ao contrato de prestação de serviços educacionais.

OBSERVAÇÃO

Informamos que não assinamos e nem autorizamos a realização de nenhum tipo de prática de estágio no decorrer dos cursos de Pós-graduação a distância.

CORPO DOCENTE

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

• Alexandra Rangel (Mestre)

• Eliana Cunha Lima (Mestre)

• Marcelo Pinto Guimarães (Doutor)

• Maria Aparecida Ferreira de Mello (Doutora)

• Marco Antonio Pellegrini (Especialista)

• Mariah Brochado Ferreira (Doutora)

• Marcelo Pinto Guimaraes (Doutor)

• Nivânia de Melo Reis (Mestre)

• Oswaldo Barbosa (Doutor)

• Paulo Rogerio de Oliveira (Especialista)

Obs.: Caso haja alguma alteração no corpo docente, a modificação será devidamente informada em nosso site.

Coordenadores

  • Maria Aparecida Ferreira de Mello - Doutora

Informações Gerais

Duração

O curso possui carga horária total de 360 horas e duração média de 18 meses.

 
 
 
 

Investimento

20 x R$ 290,00

ou R$ 5.800,00

Descontos:

- 5%, para ex-alunos da PUC Minas.

- 7% para pagamento à vista. 

Para saber mais sobre nossa política de desconto, clique aqui.

Obs.: A primeira parcela é referente a taxa de matrícula e não há incidência de desconto sobre as taxas cobradas pela Universidade.

 

Metodologia

 

O curso, composto por 12 disciplinas de 30 horas, é desenvolvido totalmente pela Internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A concepção de ensino-aprendizagem adotada respalda-se na interação entre os participantes. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos deverão assistir às videoaulas, fazer a leitura dos textos indicados e realizar as atividades propostas. 

O aluno realizará uma prova on-line para cada disciplina. As avaliações acontecem sempre aos sábados, iniciando às 14h (horário de Brasília) e o cronograma de realização de provas é divulgado previamente pela Coordenação do Curso. O aluno poderá fazer até quatro provas por data, de acordo com o cronograma. Caso seja reprovado em alguma disciplina, poderá contratar uma prova adicional de reavaliação, lembrando que é possível a realização de, no máximo, quatro provas por data.

Conheça mais detalhes sobre a metodologia clicando aqui.

 

Benefícios

- Estude onde e quando quiser. 

- Tenha atendimento personalizado. 

- Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais. 

- Tenha suporte acadêmico e tecnológico.

Certificação

Você receberá o certificado de especialista emitido pela PUC Minas. O certificado do curso a distância é igual ao da educação presencial. 

Veja o modelo do certificado aqui.

Requisitos tecnológicos

 

 

O aluno deve possuir ou ter acesso a computador com a seguinte configuração mínima:

 

- Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior, 2 GB de memória RAM (recomenda-se 4 GB);

- Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels e 16 milhões de cores (24 bits);

- Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;

- Windows 7 (SP1), Windows 8, Windows 8.1, Windows 10 (atualizado para a versão 1607 ? Atualização de Aniversário ou superior), MacOS (versão 10.7 ou superior) ou Linux;

- Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);

- Adobe Flash Player (versão mais recente);

- Adobe Reader (versão mais recente);

- Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 1 Mbps;

- Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

 

 

Características


Comentários

Deixa seu comentário e sua avaliação

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Cursos Visitados

Instituições da Arquidiocese de
Belo Horizonte