Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

UX e Design de Produtos Digitais

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Carregando...
Características:
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: TecnologiaTecnologia
Situação da Oferta: Oferta IniciadaOferta Iniciada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

UX e Design de Produtos Digitais

O curso de especialização em UX e Design de Produtos Digitais parte da experiência de mais de 15 anos da especialização em Design de Interação do Instituto de Educação Continuada (IEC) da PUC Minas. O mercado hoje tem uma demanda crescente por designers que tenham conhecimentos que vão além do design de interface do usuário. E o designer de produtos digitais é alguém que procura encontrar soluções que respondam às necessidades do utilizador, melhorando a sua experiência com o produto. A atuação deste profissional abrange aspectos referentes à criação do produto, desde a definição da estratégia, aos user flows, wireframes, mockups, testes com usuários e, por vezes ainda, o front-end development. Profissionais formados na especialização em UX e Design de Produtos Digitais podem encontrar trabalho em papéis como: UX Researcher, Product Designer, UI Designer, UX Designer, Design Strategist e Usability Tester.

OBJETIVOS

Formar profissionais capazes de entender os usuários, os seus objetivos, motivações, ansiedades e frustrações, e, a partir daí, identificar oportunidades e desenvolver produtos digitais que respondam a essas questões. Por isso, o curso objetiva capacitar os alunos com as metodologias, processos e ferramentas necessários ao desenvolvimento de um produto digital, desde a definição e requisitos do produto, passando pelo UX e UI design, e à necessidade de evolução e interação constante.


A QUEM SE DESTINA

Profissionais com formação superior:

  • em áreas como Administração, Ciência da Informação, Ciências Sociais, Comunicação, Economia, Engenharias, Estatística, Marketing, dentre outras e que buscam progressão na carreira atuando em equipes de desenvolvimento de produtos digitais; 

  • em Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação e outros cursos correlatos;

  • independentemente da área de formação, que atuam no mercado como gestores de negócios, gerentes ou coordenadores de informática, gerentes de projeto, analistas de negócios, analistas de desenvolvimento de sistemas, analistas de suporte técnico e consultores de sistemas.

  • que pretendem investir ou mudar de carreira ou que estejam em busca de novas habilidades, competências, soft skills e networking na área de desenvolvimento e gestão de produtos digitais.


CONTEÚDO DO CURSO

O curso está organizado de acordo com os seguintes pilares:

PILAR: UX DESIGN

A geração de valor para o cliente como principal estratégia.

  • Design Thinking e Fundamentos de UX

Design Thinking: Mentalidade, processos e ferramentas.

Design Sprint.

Inovação a partir da experimentação, teste e aprendizagem.

Visão geral da área e princípios de UX Design.

Processo de UX Design.

  • UX Research

Pesquisa como base de negócios digitais. 

Tríade de interesse: usuário, produto e negócio.

Pesquisa qualitativa e Pesquisa quantitativa.

Métodos e ferramentas de pesquisa.

Planejamento de pesquisa. 

Análise de dados e apresentação de resultados.

  • Arquitetura de Informação

Comportamentos na busca por informação.

Contexto e Conteúdo.

Sistemas de Organização, Rotulagem, Navegação e Pesquisa.

Métodos e ferramentas para arquitetura de informação.

  • Design de Interação e Interface

Princípios de Design de Interface (UI). 

Padrões de Design de Interação. 

Princípios de design gráfico: cor forma, composição, tipografia e estrutura. 

Leis da Gestalt.

Estilos de design visual.

  • Usabilidade e Design Inclusivo

Metas e princípios de usabilidade.

Diversidade e inclusão.

Design inclusivo e Design Universal.

Diretrizes de acessibilidade.

Tecnologias assistivas.

  • Estratégia de Conteúdo e UX Writing

Entendimento do público e planejamento de conteúdo. 

UX Writing e responsabilidades do UX Writer. 

Tipos de conteúdo. 

Componentes de UI: Títulos e descrições, Mensagens, Botões, Text input fields. 

  • UX Metrics e Avaliações

Heurísticas e guidelines de usabilidade.

Leis de Fitts, Lei de Hick, Thumbzone.

Análise heurística e testes de usabilidade.

Métricas de UX e Product Growth.

Data Science, Growth e UX.

ROI de UX.

OKRs

Otimização a Taxa de Conversão - CRO.

H.E.A.R.T.

PILAR: TECNOLOGIA

O digital como plataforma para criação de soluções inovadoras.

  • Transformações Digitais

Indústria 4.0 e economia digital. 

Organizações exponenciais. Tecnologias e plataformas digitais. 

Metodologias de Foresight e Forecasting.

  • Data Discovery e Analytics

Descoberta de dados. Fundamentos e requisitos de aplicações de suporte à decisão. 

Aplicações OLAP. Análise, visualização e comunicação de dados. 

Ferramentas de Data Discovery e Self-Service Analytics.

PILAR: GESTÃO E NEGÓCIOS DIGITAIS

Liderança consciente e agilidade nos negócios.

  • Carreira e Liderança

Gestão de carreira. 

Competências técnicas e comportamentais.

Plano de Desenvolvimento Individual. 

Leadership Skills e desafios da liderança. 

Gestão da mudança. 

  • Estratégia de Produto

Economia da atenção.

Retenção e engajamento.

Objetivos estratégicos de negócio x Experiência do usuário (UX).

Planejamento da Experiência.

Priorização de iniciativas e roadmap.

  • Gerenciamento Ágil de Projetos

Abordagem PMI.

Abordagem Ágil - Manifesto ágil, Métodos ágeis, Scrum, Kanban.

Métricas para times ágeis.

Ferramentas de gerenciamento de projetos.

  • Branding, Marketing e Customer Success 

Princípios de Branding.

Branding e Experiência do Usuário (UX). 

Marketing: Plano de Marketing, Canais, Comunicação, Novo funil de vendas, Marketing Digital, Marketing e UX e Customer Success (CS).

  • Inovação em Experiência 

Prospecção de tendências tecnológicas.

Foresight e Forecasting.

Análise PESTLE.

Métodos de prospecção: inteligência competitiva e tecnológica, Opinião de especialistas, Delphi e Cenários, Design Fiction e Design Especulativo.

Temas emergentes: Super Apps, Web3, Voice Design, VR/AR, Metaverso.

  • Humanidades 


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
  • BRANDING, MARKETING E CUSTOMER SUCCESS
  • CARREIRA E LIDERANÇA
  • DATA DISCOVERY E ANALYTICS
  • DESIGN DE INTERAÇÃO E DE INTERFACE
  • DESIGN OPS E DESIGN SYSTEM
  • ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO E UX WRITING
  • ESTRATÉGIA DE PRODUTO
  • FUNDAMENTOS DE UX E DESIGN THINKING
  • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS
  • INOVAÇÃO EM EXPERIÊNCIA - TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS
  • TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS
  • USABILIDADE E DESIGN INCLUSIVO
  • UX METRICS E AVALIAÇÕES
  • UX RESEARCH
  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.


CORPO DOCENTE

  • Adriana Tamie Akamine - Especialista

  • Aline Furtado Araujo - Espcialista

  • Amanda Moreira de Almeida Avoletta - Mestre

  • Daniel de Souza Gamarano - Mestre

  • Eliane Aurea Martins Miranda - Especialista

  • Larissa Souza Costa - Especialista

  • Leonardo Bráulio de Oliveira e Silva - Mestre

  • Nayara de Oliveira Namorato - Mestre

  • Pedro Henrique Pereira Nascimento -

  • Rodrigo Vitorino Moravia - Especialista

  • Talita Cristina Pagani Britto Pichiliani - Mestre

  • Thaís Falabella Ricaldoni - Mestre

  • Tiago Henrique Belotte - Mestre


METODOLOGIA


Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.


INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

 

ACESSO AO CURSO

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
  • Thaís Falabella Ricaldoni - Mestre
  • Tiago Henrique Belotte - Mestre
  • Lívia Barros Rezende Kern Fantoni -

Área do Conhecimento:

  • Tecnologias Digitais
  •  

    Investimento

    Valor: R$ 5.800,00

    1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

    No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

    10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

    15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

    20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

    *Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

    Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br


     

    Início das aulas


    Liberação das aulas dos cursos confirmados: Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.


     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.


     
     

    Duração

    O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses. 

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Certificação

      Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

      Veja o modelo AQUI.

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central