Encerramento das inscrições em
::
Página inicial/Especialização/Aulas Gravadas/Videoaulas

UX Engineering

Inicio das aulas
Pós EAD - Oferta 2024
Mensalidades a partir de:

Carregando...
Características:
Modalidade do Curso: EAD com videoaulasEAD com videoaulas
Área de Conhecimento: TecnologiaTecnologia
Situação da Oferta: Oferta ConfirmadaOferta Confirmada
Duração do Curso: 18 Meses (Especialização)18 Meses (Especialização)

UX Engineering

Um desafio na criação de produtos digitais inovadores e que encantam está em conseguir sintonia entre os envolvidos nesse tipo de projeto. Um profissional que se destaca nesse processo é o Engenheiro de UX, alguém que mescla competências que abrangem o design visual, o design de interação, a engenharia de software e o gerenciamento de projetos. O Engenheiro de UX compreende como projetar interfaces que fazem sentido e são agradáveis aos usuários ao mesmo tempo que entende as condições técnicas para tornar isso possível. Além disso, conhece as técnicas de gerenciamento de projetos ágeis usadas para conduzir times multidisciplinares cumprindo prazos e metas estabelecidas. Com visão abrangente, o Engenheiro de UX atua como uma ponte entre equipes técnicas e criativas, traduzindo as necessidades em soluções inovadoras de forma precisa. Atua com ferramentas de design gráfico e prototipação como o Figma ao mesmo tempo que interage com ferramentas de desenvolvimento integrado e sistemas de controle de versões como o git e GitHub. Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, a habilidade de mesclar estas disciplinas torna-se um diferencial crucial para empresas que buscam inovação e excelência em suas soluções tecnológicas.

 

 

 

OBJETIVOS

O curso visa capacitar profissionais que atuam na criação e desenvolvimento de produtos digitais em organizações de todos os segmentos de negócios.

Ao final do curso, o aluno será capaz de:

  • projetar experiências de usuário com base em pesquisas, teste e feedbacks, além de compreender aspectos relevantes da interação do usuário com as aplicações e sistemas;

  • criar interfaces visualmente atrativas que atendam princípios de usabilidade, acessibilidade e coerência visual;

  • estruturar e organizar conteúdos de maneira lógica e eficiente, otimizando a navegabilidade;

  • dominar linguagens de programação e frameworks empregados em aplicações Web e para dispositivos móveis que sejam robustas e otimizadas;

  • planejar e implementar as melhores práticas SEO/SEM e otimização de sites Web, fornecendo alto desempenho das soluções junto aos mecanismos de busca;

  • atuar em ambientes de trabalho integrados de desenvolvimento de software que permitam a edição colaborativa e controlada de código, os testes de soluções e a posterior implantação buscando as melhores práticas da cultura DevOps;

  • planejar, executar e monitorar projetos digitais, garantindo a entrega dentro do escopo, prazo e orçamento definidos

  • alinhar projetos e iniciativas digitais com os objetivos de negócio da organização.

O especialista em UX Engineering poderá atuar nas mais diversas áreas que desenvolvem produtos digitais inovadores em diversos papéis como: designer de interface, designer de interação, designer de experiência do usuário, arquiteto de informação, web designer, desenvolvedor front end, desenvolvedor full stack, engenheiro de software, scrum master, entre outros.

 

 

 

A QUEM SE DESTINA

Profissionais interessados na criação e desenvolvimento de produtos digitais, com formação superior e que se encaixam em algum dos seguintes perfis:

  • Profissionais de Design e Web Design - aqueles que já trabalham com design gráfico ou web design e desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas como UX, Interaction Design e desenvolvimento front-end.

  • Desenvolvedores e Engenheiros de Software - indivíduos que têm formação técnica em TI e buscam compreender os princípios de design, usabilidade e gestão de projetos para desenvolver soluções mais centradas no usuário.

  • Gerentes de Projetos - profissionais que já atuam na gestão de projetos digitais e querem aprimorar suas habilidades em áreas técnicas e de design, tornando-se líderes mais eficazes e versáteis.

  • Profissionais de Marketing Digital - aqueles que trabalham com estratégias digitais e desejam entender melhor a criação e otimização de sites, aplicativos e outras ferramentas digitais para melhor atender às necessidades de seus clientes.

  • Profissionais de áreas correlatas - jornalistas, publicitários e produtores de conteúdo que veem no ambiente digital uma oportunidade de expansão e desejam adquirir competências técnicas e criativas para se destacar.

 

 

CONTEÚDO DO CURSO

 

O curso está organizado nos seguintes pilares de conteúdo:

PILAR: ENGENHARIA DE SOFTWARE

  • Padrões Web

Linguagem HTML e APIs HTML 5

Linguagem CSS

Frameworks de Front End (Bootstrap)

Web Design Responsivo

Linguagem JavaScript e JavaScript Object Notation (JSON)

Recursos das novas versões do ECMAScript

  • Frameworks de Front End Web e Mobile

Biblioteca React: JSX e Virtual DOM

Server Side Rendering (SSR) com Next.js

Aplicações Híbridas com React Native e Flutter

  • Arquitetura de Front End

Fundamentos de arquitetura em aplicações Web

Abordagens arquiteturais: Micro frontends, Single Page Applications (SPA), Responsividade, Progressive Web Apps (PWA), Serverless Computing, Aplicações server-side rendering (SSR), Web Assembly

  • Qualidade de Software e Testes

Pirâmide de testes 

Test Driven Development (TDD)

Behavior Driven Development (BDD)

  • APIs e Web Services

Abordagens arquiteturais: RESTful, GraphQL, gRPC, WebSockets, WebHooks

API Lifecycle Management

Documentação de APIs: OpenAPI Specification, Swagger, WSDL, GraphQL Schema Description Language (SDL)

  • Plataforma Node.JS

Arquitetura de aplicações Web no back end

Arquitetura JavaScript: Call Stack e EventLoop

Frameworks Express

  • Cultura e Práticas DevOps

Integração Contínua

Entrega Contínua

Infraestrutura como Código (IaC)

Ferramentas integradas: Containers, Docker, Kubernetes e OpenShift

PILAR: UX/UI DESIGN

  • Fundamentos de UX e Design Thinking

Design Thinking e Centralidade do usuário

Evolução da experiência

Princípios e processo de UX Design

  • Design de Interação e Interface

Princípios de Design de Interface

Padrões de Design e Interação

Leis da Gestalt

Técnicas de prototipação

  • Design Ops e Design System

Fundamentos e objetivos do Design Ops

Design System

Atomic Design

  • Inovação em Experiência - Tecnologias e Tendências

Prospecção de tendências tecnológicas

Foresight e Forecasting

Análise PESTLE

Métodos de prospecção

Planejamento estratégico futurista

Temas emergentes

PILAR: PESSOAS, PROJETOS E NEGÓCIOS

  • Gerenciamento ágil de projetos de software

Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil

Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)

Frameworks ágeis: Scrum e Kanban

  • Carreira e Liderança

Autoconhecimento e autodesenvolvimento

Competências técnicas e competências comportamentais

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Leadership Skills e os desafios da liderança

Ferramentas de gestão

  • Estratégia e Ferramentas de Marketing Digital

Marketing de Busca e métricas para resultados digitais

Search Engine Optimization (SEO)

Ferramental de Web Analytics

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • APIS E WEB SERVICES
  • ARQUITETURA DE FRONT END
  • CARREIRA E LIDERANÇA
  • CULTURA E PRÁTICAS DEVOPS
  • DESIGN DE INTERAÇÃO E DE INTERFACE
  • DESIGN OPS E DESIGN SYSTEM
  • ESTRATÉGIA E FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL
  • FRAMEWORKS FRONT END - REACT
  • FUNDAMENTOS DE UX E DESIGN THINKING
  • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS
  • INOVAÇÃO EM EXPERIÊNCIA - TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS
  • PADRÕES WEB - HTML, CSS, JAVASCRIPT
  • PLATAFORMA NODE.JS
  • PLATAFORMAS HÍBRIDAS - FLUTTER
  • QUALIDADE DE SOFTWARE E TESTES
  • HUMANIDADES*

*Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

Confira as ementas AQUI.

 

 

 

CORPO DOCENTE
  • Aline Furtado Araujo - Espcialista

  • André Araújo dos Santos Carneiro - Especialista

  • Gideão Nery Faria - Especialista

  • Henrique Batista da Silva - Doutor

  • Leonardo Bráulio de Oliveira e Silva - Mestre

  • Marco Aurélio de Souza Mendes - Mestre

  • Nayara de Oliveira Namorato - Mestre

  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre

  • Samuel Martins da Silva - Especialista

  • Tales Augusto de Vieira Santos - Especialista

  • Tiago Henrique Belotte - Mestre

 

 

 

METODOLOGIA

Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

 

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

*Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

 

 

 

INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

 

  • Documentos necessários (não precisam ser autenticados): 

    • RG ou CNH (frente e verso)
    • Diploma da graduação (frente e verso)

    Obs.: O envio do diploma é obrigatório. Entretanto, caso você não o tenha em mãos ainda, você deverá enviar o Termo de Compromisso (cujo modelo estará disponível no link de upload dos documentos, e também está disponível para consulta clicando aqui) assinado. Mas o envio do diploma deverá ser feito até o final do curso.

    O envio do diploma tem como objetivo a conferência com relação à habilitação para cursar uma especialização (de acordo com a Lei nº 9.394, para ingressar em uma especialização e necessário que já tenha ocorrido a colação de grau). O Termo de Compromisso é um documento que em que você se responsabiliza por essa habilitação e se responsabiliza pelo envio do diploma como requisito legal para início da sua certificação ao final das atividades acadêmicas.

    • Certidão de casamento/divórcio (frente e verso), caso tenha ocorrido alteração de nome.
 

ATENÇÃO:

  1. A documentação deverá ser digitalizada e enviada, via upload no link recebido pelo e-mail, após o pagamento do valor referente à matrícula (1ª parcela do Curso).
  2. O processo de inscrição e matrícula fica condicionado ao pagamento da primeira mensalidade.
  3. A entrega da documentação é exigida logo após o pagamento da primeira mensalidade e ela é um requisito básico para a expedição do seu certificado de especialista.
  4. Todas as etapas do processo de inscrição serão informadas por e-mail.

 

 

Você só deverá se inscrever nesse curso caso já tenha colado grau na sua graduação. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394, e previsto também no Contrato de Prestação de Serviços ( clique aqui  para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela instituição após o processamento da sua matrícula e caso seja identificada alguma irregularidade ela será cancelada a qualquer tempo (conforme cláusula 4.5.1 do contrato), e não haverá direito ao recebimento de reembolso dos valores pagos.

Migração de cursos: 

Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

 

 

 

ACESSO AO CURSO

 

RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 


Cursos em andamento/confirmadosAs orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela. 

Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09

 

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

  • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail). 

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

* Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes.  É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

 

 

REQUISITOS ACADÊMICOS

Já ter colado grau.

Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

 

 

DIPLOMA ESTRANGEIRO

Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

 

 

ESTÁGIO

Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

*Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

Coordenação
  • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
  • Lívia Barros Rezende Kern Fantoni -

Área do Conhecimento:

  • Tecnologias Digitais
 

Investimento

Valor: R$ 5.800,00

1 parcela - pagamento à vista com 7% de desconto = R$5.394,00*

No caso de pagamento parcelado, o pagamento realizado na loja virtual se refere APENAS à primeira parcela. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição por meio de boletos que deverão ser gerados pelo próprio aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

5 parcelas - sem desconto = 5 x de R$ 1160,00

10 parcelas - sem desconto = 10 x de R$ 580,00

15 parcelas - sem desconto = 15 x de 387,00

20 parcelas - sem desconto = 20 x de R$ 290,00

*Pagamento à vista: 7% de desconto. Para pagamento dos cursos à vista, o candidato deverá efetuar a inscrição e selecionar a opção de pagamento em uma parcela.

Para os alunos que residem no exterior, deverá ser escolhida a modalidade à vista. O pagamento poderá ser realizado por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para melhores esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

 

 

Início das aulas

Em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.

Liberação das aulas dos cursos novos confirmados: Aulas terão início em 09/09

 

Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

Nos casos em que o candidato for beneficiado por uma pessoa jurídica que assumirá o pagamento total ou parcial das mensalidades de cursos de pós-graduação EAD, é necessário efetivar a inscrição, gerar o Contrato de Coparticipação Financeira, preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar, carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para o Setor de Contratos e Convênios, pelo e-mail conveniosiec@pucminas.br  . 

Esse procedimento também se aplica a pagamentos à vista. 
 
 

Duração

O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.

 

Benefícios

  • Estude onde e quando quiser
  • Tenha atendimento personalizado
  • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
  • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

    Não decidiu qual curso fazer?
    Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

    Fazer teste gratuito

    Blog Conexão PUC Minas
    Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

    Quero conhecer

    Por que escolher a Puc Minas

    • icon_1
      Inovação

      A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

    • icon_3
      Reputação

      A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

    • icon_5
      Intercâmbio

      Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

    • icon_2
      Pesquisa

      Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

    • icon_4
      Empregabilidade

      Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

    • icon_6
      Estrutura de Ponta

      Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

    Ficou com Dúvida?
    Ficou alguma dúvida?

    Entre em contato com a nossa central