Página inicial/Especialização/EAD/Videoaulas

    Ux Engineering

    Pós EAD com videoaulas - Oferta 2025
    Mensalidades a partir de:

    Carregando...
    Características:
    Área: Tecnologias Digitais
    Duração Curso: Até 18 meses (Especialização)Até 18 meses (Especialização)

    UX Engineering

     

    Um desafio na criação de produtos digitais inovadores e que encantam está em conseguir sintonia entre os envolvidos nesse tipo de projeto. Um profissional que se destaca nesse processo é o Engenheiro de UX, alguém que mescla competências que abrangem o design visual, o design de interação, a engenharia de software e o gerenciamento de projetos. O Engenheiro de UX compreende como projetar interfaces que fazem sentido e são agradáveis aos usuários ao mesmo tempo que entende as condições técnicas para tornar isso possível. Além disso, conhece as técnicas de gerenciamento de projetos ágeis usadas para conduzir times multidisciplinares cumprindo prazos e metas estabelecidas. Com visão abrangente, o Engenheiro de UX atua como uma ponte entre equipes técnicas e criativas, traduzindo as necessidades em soluções inovadoras de forma precisa. Atua com ferramentas de design gráfico e prototipação como o Figma ao mesmo tempo que interage com ferramentas de desenvolvimento integrado e sistemas de controle de versões como o git e GitHub. Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, a habilidade de mesclar estas disciplinas torna-se um diferencial crucial para empresas que buscam inovação e excelência em suas soluções tecnológicas.

    Titulação: Especialista

    COMO FUNCIONA A MODALIDADE

     

     

    OBJETIVOS

    O curso visa capacitar profissionais que atuam na criação e desenvolvimento de produtos digitais em organizações de todos os segmentos de negócios.

    Ao final do curso, o aluno será capaz de:

    • projetar experiências de usuário com base em pesquisas, teste e feedbacks, além de compreender aspectos relevantes da interação do usuário com as aplicações e sistemas;

    • criar interfaces visualmente atrativas que atendam princípios de usabilidade, acessibilidade e coerência visual;

    • estruturar e organizar conteúdos de maneira lógica e eficiente, otimizando a navegabilidade;

    • dominar linguagens de programação e frameworks empregados em aplicações Web e para dispositivos móveis que sejam robustas e otimizadas;

    • planejar e implementar as melhores práticas SEO/SEM e otimização de sites Web, fornecendo alto desempenho das soluções junto aos mecanismos de busca;

    • atuar em ambientes de trabalho integrados de desenvolvimento de software que permitam a edição colaborativa e controlada de código, os testes de soluções e a posterior implantação buscando as melhores práticas da cultura DevOps;

    • planejar, executar e monitorar projetos digitais, garantindo a entrega dentro do escopo, prazo e orçamento definidos

    • alinhar projetos e iniciativas digitais com os objetivos de negócio da organização.

    O especialista em UX Engineering poderá atuar nas mais diversas áreas que desenvolvem produtos digitais inovadores em diversos papéis como: designer de interface, designer de interação, designer de experiência do usuário, arquiteto de informação, web designer, desenvolvedor front end, desenvolvedor full stack, engenheiro de software, scrum master, entre outros.

    ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

    O especialista em UX Engineering poderá atuar nas mais diversas áreas que desenvolvem produtos digitais inovadores em diversos papéis como: designer de interface, designer de interação, designer de experiência do usuário, arquiteto de informação, web designer, desenvolvedor front end, desenvolvedor full stack, engenheiro de software, scrum master, entre outros.

    PÚBLICO-ALVO

    Profissionais interessados na criação e desenvolvimento de produtos digitais, com formação superior e que se encaixam em algum dos seguintes perfis:

    • Profissionais de Design e Web Design - aqueles que já trabalham com design gráfico ou web design e desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas como UX, Interaction Design e desenvolvimento front-end.

    • Desenvolvedores e Engenheiros de Software - indivíduos que têm formação técnica em TI e buscam compreender os princípios de design, usabilidade e gestão de projetos para desenvolver soluções mais centradas no usuário.

    • Gerentes de Projetos - profissionais que já atuam na gestão de projetos digitais e querem aprimorar suas habilidades em áreas técnicas e de design, tornando-se líderes mais eficazes e versáteis.

    • Profissionais de Marketing Digital - aqueles que trabalham com estratégias digitais e desejam entender melhor a criação e otimização de sites, aplicativos e outras ferramentas digitais para melhor atender às necessidades de seus clientes.

    • Profissionais de áreas correlatas - jornalistas, publicitários e produtores de conteúdo que veem no ambiente digital uma oportunidade de expansão e desejam adquirir competências técnicas e criativas para se destacar.

    PROGRAMA DO CURSO

     

    O curso está organizado nos seguintes pilares de conteúdo:

    PILAR: ENGENHARIA DE SOFTWARE

    • Padrões Web

    Linguagem HTML e APIs HTML 5

    Linguagem CSS

    Frameworks de Front End (Bootstrap)

    Web Design Responsivo

    Linguagem JavaScript e JavaScript Object Notation (JSON)

    Recursos das novas versões do ECMAScript

    • Frameworks de Front End Web e Mobile

    Biblioteca React: JSX e Virtual DOM

    Server Side Rendering (SSR) com Next.js

    Aplicações Híbridas com React Native e Flutter

    • Arquitetura de Front End

    Fundamentos de arquitetura em aplicações Web

    Abordagens arquiteturais: Micro frontends, Single Page Applications (SPA), Responsividade, Progressive Web Apps (PWA), Serverless Computing, Aplicações server-side rendering (SSR), Web Assembly

    • Qualidade de Software e Testes

    Pirâmide de testes 

    Test Driven Development (TDD)

    Behavior Driven Development (BDD)

    • APIs e Web Services

    Abordagens arquiteturais: RESTful, GraphQL, gRPC, WebSockets, WebHooks

    API Lifecycle Management

    Documentação de APIs: OpenAPI Specification, Swagger, WSDL, GraphQL Schema Description Language (SDL)

    • Plataforma Node.JS

    Arquitetura de aplicações Web no back end

    Arquitetura JavaScript: Call Stack e EventLoop

    Frameworks Express

    • Cultura e Práticas DevOps

    Integração Contínua

    Entrega Contínua

    Infraestrutura como Código (IaC)

    Ferramentas integradas: Containers, Docker, Kubernetes e OpenShift

    PILAR: UX/UI DESIGN

    • Fundamentos de UX e Design Thinking

    Design Thinking e Centralidade do usuário

    Evolução da experiência

    Princípios e processo de UX Design

    • Design de Interação e Interface

    Princípios de Design de Interface

    Padrões de Design e Interação

    Leis da Gestalt

    Técnicas de prototipação

    • Design Ops e Design System

    Fundamentos e objetivos do Design Ops

    Design System

    Atomic Design

    • Inovação em Experiência - Tecnologias e Tendências

    Prospecção de tendências tecnológicas

    Foresight e Forecasting

    Análise PESTLE

    Métodos de prospecção

    Planejamento estratégico futurista

    Temas emergentes

    PILAR: PESSOAS, PROJETOS E NEGÓCIOS

    • Gerenciamento ágil de projetos de software

    Fundamentos de projetos: Abordagem tradicional (PMI) vs Abordagem Ágil

    Manifesto ágil, cultura ágil (fazer ágil vs ser ágil)

    Frameworks ágeis: Scrum e Kanban

    • Carreira e Liderança

    Autoconhecimento e autodesenvolvimento

    Competências técnicas e competências comportamentais

    Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

    Leadership Skills e os desafios da liderança

    Ferramentas de gestão

    • Estratégia e Ferramentas de Marketing Digital

    Marketing de Busca e métricas para resultados digitais

    Search Engine Optimization (SEO)

    Ferramental de Web Analytics

     

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    • APIS E WEB SERVICES
    • ARQUITETURA DE FRONT END
    • CARREIRA E LIDERANÇA
    • CULTURA E PRÁTICAS DEVOPS
    • DESIGN DE INTERAÇÃO E DE INTERFACE
    • DESIGN OPS E DESIGN SYSTEM
    • ESTRATÉGIA E FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL
    • FRAMEWORKS FRONT END - REACT
    • FUNDAMENTOS DE UX E DESIGN THINKING
    • GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS
    • INOVAÇÃO EM EXPERIÊNCIA - TECNOLOGIAS E TENDÊNCIAS
    • PADRÕES WEB - HTML, CSS, JAVASCRIPT
    • PLATAFORMA NODE.JS
    • PLATAFORMAS HÍBRIDAS - FLUTTER
    • QUALIDADE DE SOFTWARE E TESTES
    • HUMANIDADES*

    *Atenta as tendências de mercado e visando desenvolver a compreensão do ser humano frente às ambiguidades existenciais e sócio religiosas da contemporaneidade, a PUC Minas Virtual disponibilizará como disciplina bônus, além das disciplinas previstas para cada um de seus cursos, a disciplina Humanidades (O ser humano, o processo de humanização e o conceito de pessoa. Desafios contemporâneos e o lugar da religião e da espiritualidade. Autonomia e heteronomia na sociedade atual. Princípios éticos e ética profissional).

    Confira as ementas AQUI.

    CORPO DOCENTE

    • Aline Furtado Araujo - Espcialista

    • André Araújo dos Santos Carneiro - Especialista

    • Gideão Nery Faria - Especialista

    • Henrique Batista da Silva - Doutor

    • Leonardo Bráulio de Oliveira e Silva - Mestre

    • Marco Aurélio de Souza Mendes - Mestre

    • Nayara de Oliveira Namorato - Mestre

    • Rommel Vieira Carneiro - Mestre

    • Samuel Martins da Silva - Especialista

    • Tales Augusto de Vieira Santos - Especialista

    • Tiago Henrique Belotte - Mestre

    O corpo docente poderá sofrer alteração em caso de alguma eventualidade.

    METODOLOGIA

    Para ver a metodologia completa, clique AQUI.

    INSCRIÇÃO E MATRÍCULA

     

    O processo é realizado em duas fases:

    1. INSCRIÇÃO

    - Ao clicar no botão Quero me Inscrever, o candidato deverá seguir as etapas do processo, que acontece dentro do portal de inscrições Vem Pra PUC.

    - Na página inicial do curso escolhe a forma de pagamento, parcelada ou à vista;

    - Após a conclusão desta fase, o candidato receberá um e-mail com a confirmação da inscrição.

    2. MATRÍCULA

    O candidato receberá e-mail com o link do Painel do candidato para cumprir três procedimentos:

    - atualização dos dados cadastrais;

    - upload da documentação necessária. Confira AQUI a lista dos documentos necessários;

    - adesão ao termo de matrícula.

     

    PAINEL DO CANDIDATO

    Caso não receba o e-mail da matrícula, o candidato poderá acessar o ambiente Painel do candidato e seguir com os passos para a realização do processo por lá. Além disso, ele conseguirá acompanhar as informações da matrícula e consultar o status do curso.

    IMPORTANTE

    • Somente após a realização da inscrição que o candidato estará apto a seguir para a etapa da matrícula.

    • A realização do upload dos documentos exigidos na fase de matrícula é obrigatória para a continuidade do processo.

    • Etapas de inscrição e matrícula finalizadas? Agora o candidato deverá aguardar as informações e orientações que serão enviadas por e-mail e também disponibilizadas no Painel do Candidato.

     

    ATENÇÃO • REQUISITO PREVISTO EM LEI

    Apenas os candidatos que tenham colado grau na graduação poderão se inscrever para um curso de pós-graduação da PUC Minas. Este é um requisito previsto na Lei nº 9.394 e também no Contrato de Prestação de Serviços (clique AQUI para ter acesso). A conferência desse requisito será feita pela PUC Minas e, caso seja identificada alguma irregularidade, a matrícula será cancelada a qualquer momento (conforme cláusula 4.5.1 do contrato). Neste caso, o candidato não terá direito ao recebimento de reembolso dos valores já pagos.

     

    Migração de cursos:

    Caso você tenha realizado a sua inscrição e o pagamento, mas queira mudar de opção de curso, clique aqui e faça a sua solicitação de migração. A nossa equipe irá receber a sua solicitação e dar andamento.

    Caso não receba as mensagens da PUC Minas, confira sempre a sua caixa de spam.

    Tem alguma dúvida? Acesse o nosso FAQ

    ACESSO AO CURSO

     

    RECEBIMENTO DE ORIENTAÇÕES DE ACESSO 

     

    Cursos confirmados: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail informado no momento da inscrição, em até 72h após a confirmação do pagamento da primeira parcela.
     
    Novas Ofertas para 2025: As orientações de acesso ao curso serão enviadas para o e-mail do aluno no dia 17/03/2025. Início das aulas em 24/03/2025. 

    REQUISITOS TECNOLÓGICOS

    O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

    • Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
    • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB) *;
    • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
    • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
    • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
    • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
    • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
    • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

    Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

    * Alunos dos cursos BIM Manager e BIM PROJETOS PARAMÉTRICOS E DESIGN DIGITAL APLICADOS À CONSTRUÇÃO CIVIL: A universidade não se responsabiliza pela aquisição das licenças comerciais dos softwares a serem utilizados no curso. O aluno deverá obter versões acadêmicas e gratuitas no site dos fabricantes. É recomendável que o computador do usuário possua no mínimo 16 Ghz de memória RAM (recomenda-se 32) para uso de softwares de autoria BIM.

    REQUISITOS ACADÊMICOS

    1. Já ter colado grau.

    2. Possuir diploma de curso de graduação (reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil).

    3. Preencher os requisitos básicos de formação de acordo com a necessidade de cada curso.

     
    Coordenação
    • Rommel Vieira Carneiro - Mestre
    • Lívia Barros Rezende Kern Fantoni -

    Área do Conhecimento

    Tecnologias Digitais
     

    Período de Realização

    ?O curso possui carga horária total de 360 horas. A prestação dos serviços é prevista para 18 meses.

     

    Carga Horária

    Em breve
     

    Investimento

     

    24 x R$ 260,00

    20 x R$ 312,00

    15 x R$ 416,00

    10 x R$ 624,00

    5 x R$ 1248,00

    1 parcela - pagamento à vista com desconto 7% - 5.804,00

    Pagamento parcelado: a primeira parcela será quitada no ambiente da loja VEM PRA PUC. As demais deverão ser pagas diretamente à própria instituição PUC Minas por meio de boletos gerados pelo aluno no sistema acadêmico (também serão enviados por e-mail mensalmente).

    Alunos que residem no exterior: a forma de pagamento deve ser à vista e realizada por transferência bancária ou em 1x no cartão de crédito. Para mais esclarecimentos, gentileza contatar diretamente a Divisão Financeira - ead.financeiro@pucminas.br

     

     

    Pessoa Jurídica como responsável pelo pagamento das mensalidades

    Nos casos em que o candidato será beneficiado por uma pessoa jurídica que arcará no todo ou em parte com as mensalidades dos cursos de pós graduação EAD, será necessário gerar o contrato de coparticipação financeira e preencher todos os dados editáveis do documento, imprimir, assinar e carimbar o respectivo documento e enviar a cópia digitalizada para ead.financeiro@pucminas.br. O processo também se aplica se por ventura o curso for pago à vista.

     

    Trabalho de conclusão de curso

    O Trabalho de Conclusão de Curso não é mais obrigatório na PUC Minas Virtual*, no entanto, o aluno poderá, opcionalmente,  contratar um TCC. Após a contratação, será apresentada ao aluno a proposta de trabalho, bem como designado um orientador individual. As informações que dizem respeito à execução do TCC também serão disponibilizadas por meios de textos e vídeos. A duração prevista para o trabalho é de 60 dias e, ao final, o aluno deverá fazer uma apresentação via Internet.

    *Exceto para o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho.

     

    Certificação

    Você receberá o certificado de especialista emitido em formato digital pela PUC Minas. O documento terá um link e código para verificação de autenticidade e veracidade. O certificado do curso a distância é igual ao de um curso presencial.

    Veja o modelo AQUI.

     

    Benefícios

    • Estude onde e quando quiser
    • Tenha atendimento personalizado
    • Utilize material didático exclusivo, com acesso a Bibliotecas virtuais.
    • Tenha suporte acadêmico e tecnológico
       

      Diploma Estrangeiro

      Alunos com diploma de graduação emitido fora do territorio nacional, devem acessar o link oficial do MEC para revalidar ou reconhecer seu diploma no Brasil

       

      Estágio

      Informamos que assinamos e autorizamos a realização de estágio nos cursos de pós-graduação a distância. O estágio não obrigatório poderá ser realizado em qualquer período do Curso, desde que o curso tenha sua oferta confirmada e as aulas tenham iniciadas.

      Ademais, as atividades desenvolvidas no estágio deverão visar o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, seguindo o previsto na Lei Federal n° 11.788 de 25 de setembro de 2008 (BRASIL, 2008) e Normas Acadêmicas da PUC Minas (2018). *

      *Exceto para o curso de EDUCAÇÃO BILÍNGUE E PLURILÍNGUE

      Estude na Melhor

       

      Não decidiu qual curso fazer?
      Faça um teste de orientação profissional para ajudar você na sua escolha.

      Fazer teste gratuito

      Blog Conexão PUC Minas
      Informações sobre sua formação profissional e mercado de trabalho.

      Quero conhecer

      Por que escolher a Puc Minas

      • icon_1
        Inovação

        A PUC Minas foi eleita uma das universidades mais inovadoras do país, segundo o RUF.

      • icon_3
        Reputação

        A maior universidade católica do mundo é também uma das melhores do mundo pela Times Higher Education.

      • icon_5
        Intercâmbio

        Convênio com mais de 160 instituições pelo mundo para ampliar a experiência acadêmica e criar um ambiente multicultural.

      • icon_2
        Pesquisa

        Programas de pesquisa que amplicam o conhecimento e a inovação no Estado e estreitam as relações com empresas

      • icon_4
        Empregabilidade

        Estudar em uma das 10 universidades mais respeitadas pelos empregadores do Brasil faz toda a diferença na sua formação.

      • icon_6
        Estrutura de Ponta

        Laboratórios com estrutura de ponta para você vivenciar em profundidade e realidade da profissão.

      Ficou com Dúvida?
      Ficou alguma dúvida?

      Entre em contato com a nossa central