A Leitura eficaz: técnicas para entender qualquer tipo de texto

Curta Duração EAD
Unidade do Curso: PUC Minas VirtualPUC Minas Virtual
Área de Conhecimento: HumanasHumanas
Duração do Curso: 2 Meses (Curta Duração)2 Meses (Curta Duração)

A leitura eficaz: técnicas para entender qualquer tipo de texto

Este curso oferece aos participantes os conhecimentos necessários para ler e entender textos dos mais variados tipos: didáticos, científicos, poéticos, romances, entre outros.

É senso comum que nós, brasileiros, lemos pouco. E o pouco que lemos é mal compreendido. O resultado são milhares de pessoas que não conseguem sequer descrever o que acabaram de ler.

Nesse curso, são ensinadas técnicas simples e de fácil assimilação para a leitura eficaz de qualquer tipo de texto. Os participantes aprenderão como fazer leituras elementares, inspecionais e analíticas. Também aprenderão as técnicas necessárias para o tipo mais avançado de leitura, exigido em todos os cursos superiores: a leitura sintópica.

Por meio de uma abordagem muito prática e centrada nas maiores dificuldades que os brasileiros têm com a leitura, esse curso certamente contribuirá muito para que seus participantes dominem a arte de ler - e entender - qualquer texto.

Pessoas interessadas em desenvolver competências e habilidades de leitura de forma a atingir um nível acima da média de conhecimento e compreensão de textos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

? As dimensões da leitura

A leitura como aprendizado ativo; Níveis de leitura: elementar, inspecional, analítico e sintópico; A leitura como hábito.

? A leitura analítica

Classificação de textos; Identificação dos argumentos do autor; Como criticar um texto.

? A leitura sintópica

Os cinco passos da leitura sintópica; Como e quando usar a leitura sintópica; A leitura sintópica como avanço do conhecimento e da compreensão.

? Como ler - e entender - textos diversos

Textos de ficção; Biografias e outros textos de não ficção; Textos didáticos; Textos científicos.

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

O aluno deve possuir ou ter acesso a um computador com a seguinte configuração mínima:

• Processador com frequência mínima de 2 GHz ou superior e 2 núcleos;
  • 4 GB de memória RAM (recomenda-se 8 GB);
  • Placa de vídeo configurada com resolução mínima de 1024 x 768 pixels;
  • Placa de som com caixas acústicas (ou fones de ouvido) e microfone;
  • Webcam compatível com seu sistema operacional
  • Windows 10 (atualizado para a versão 1903 ou superior), Windows 11, MacOS (versão 10.13 - High Sierra ou superior) ou Linux;
  • Google Chrome (versão mais recente) ou Mozilla Firefox (versão mais recente);
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 2 Mbps;
  • Correio eletrônico pessoal (e-mail).

Observação: O aluno com necessidades especiais deverá informar à Universidade no ato da inscrição. Para alunos portadores de necessidades especiais no campo da visão, é necessário acesso a um programa (software) de leitura de tela.

• Humberto Elias Garcia Lopes -

Área do Conhecimento:

• Ciências Humanas

Início das aulas

Após a confirmação do pagamento.

O curso tem duração de 5h30

Acesso ao Curso

Em no máximo 1h após pagamento via cartão de crédito ou débito on-line.

Em até 48h após a confirmação do pagamento via boleto bancário.

Certificação

Ao finalizar todo o conteúdo do curso, o aluno estará habilitado para gerar o seu certificado digital de participação, emitido pela PUC Minas.